Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Antigo armazém, novo escritório empresarial. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 161.03, Vitruvius, maio 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/14.161/5178>.


Esse moderno escritório, que no século XIX era trapiches que armazenavam açúcar, foi projetado pela arquiteta Humberta Farias, com a colaboração da jovem arquiteta Tina Lyra Farias Mafra; para abrigar, hoje no início do século XXI, um grupo empresarial do setor açucareiro. Sua localização é mais um elemento que agrega charme ao projeto. Instalado no bairro de Jaraguá, conhecido historicamente como região do nascedouro das Alagoas, graças à sua vocação portuária natural, lugar onde desde sempre se embarcaram e desembarcaram mercadorias, onde o comércio intenso fez da pequena vila de pescadores a paradisíaca Maceió, banhada pelas lagoas e cercada por um mar cujo azul-turqueza contrasta harmonicamente com o azul do céu na linha do horizonte.

Escritórios Grupo Carlos Lyra, arquitetas Humberta Farias e Lyra Farias Mafra, Maceió, 2013
Foto Rogério Maranhão

Contraste e harmonia são as palavras chaves para idealizar essa obra onde está funcionando um grande grupo empresarial e que por feliz coincidência tem como presidente o patriarca da família que descende de antigos engenhos e usinas de açúcar. Como se fosse um filme de sua própria vida, o patriarca volta ao mesmo local onde há 60 anos começou suas atividades estocando mercadorias nesses antigos armazéns. Aqui também será criado um espaço museal que contará a trajetória pessoal e empresarial deste patriarca, através de objetos e documentos dispostos segundo as tendências mais atuais da museologia.

Ao longo do tempo os armazéns, independentes e sem ligações internas, foram submetidos a várias reformas que deixaram suas linhas arquitetônicas originais completamente encobertas. Ao retirar o reboco que se espedaçava ao menor toque, dada a sua fragilidade, o trabalho assemelhou-se a uma verdadeira atividade arqueológica onde se descortinava e evidenciava-se o desenho singular do antigo prédio.

Escritórios Grupo Carlos Lyra, arquitetas Humberta Farias e Lyra Farias Mafra, Maceió, 2013
Foto Rogério Maranhão

A alvenaria e o reboco haviam coberto arcos de tijolo batidos estruturados que se constituíam em espaços de beleza e proporções primorosas. Foi necessário, então, trazê-los à lume, seja na fachada, seja no interior do prédio. E, a partir daí, viu-se a interligação dos armazéns. Uma grande caixa de vidro foi criada e apoiada em uma estrutura metálica solta e independente da construção original, criando um impactante e harmonioso contraste entre a arquitetura antiga e a contemporânea.

Com aproximadamente 1.400 m2 de área construída, o escritório se espalha entre plantas tropicais. O jardim, abundante em flores da região, palmeiras e orquídeas, concebido por Virginia Lyra, dá vida, leveza e emoldura o espaço.

Toda a fiação fica embutida nas colunas de estrutura metálica com fácil acesso para manutenção. Da mesma forma, o forro de gesso acartonado e o piso de granito da região, possuem placas removíveis com acabamento de perfis metálicos, tudo idealizado dentro dos mais modernos conceitos de “escritório inteligente”.

A ambientação, usando móveis contemporâneos arrematados por peças antigas da família, complementa o conceito do projeto. A padroeira da usina Cachoeira do Mirim, uma das unidades do Grupo, está representada por uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, datada do século XIX, a imagem de São Miguel é proveniente da usina Caeté, outra unidade do mesmo Grupo.

Os objetos de época: a balança, as moendas e os tachos são remanescentes dos antigos engenhos de açúcar e dão legitimidade à história que perpassa os séculos de existências dos armazéns que testemunharam a vocação para a cultura canavieira das Alagoas.

Escritórios Grupo Carlos Lyra, arquitetas Humberta Farias e Lyra Farias Mafra, Maceió, 2013
Foto Rogério Maranhão

ficha técnica

Cliente
Grupo Carlos Lyra

Programa
Escritório empresarial

Situação
Concluído      

Ano
2013

Àrea do terreno
1.848 m²

comments

161.03 recuperação
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Grupo Carlos Lyra
Maceió

share

161

161.01 copa do mundo

Arena Pantanal (Arena Cuiabá)

161.02 exhibition

Viñolys reimagine the Armory Art Fair Exhibit design

161.04 crítica

¡Hay que seguir vendiendo revistas!

Humberto González Ortiz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided