O Ginásio de esportes do colégio São Luís é parte de um planejamento arquitetônico realizado e implantado ao longo de 12 anos em vários setores da escola, com o objetivo de melhor adequá-la a seus princípios educacionais.
A reorganização do setor esportivo demandava objetivamente o aumento da oferta de espaço para atividades de educação física – em uma obra sem acréscimo de áreas e sem interromper as atividades cotidianas da escola.
Ocupando a mesma área do edifício anterior, demolido para a obra, o Ginásio ampliou o número de suas quadras esportivas de uma para quatro, sendo duas em um campo gramado na laje de cobertura e outras duas que surgem a partir do recolhimento de uma arquibancada retrátil.
A opção pela arquibancada retrátil em apenas um lado permitiu a liberação das fachadas externas para uma relação visual direta com a cidade e, principalmente com as enormes árvores que circundam a esquina onde o edifico está implantado.
O controle climático é uma das características principais do novo ginásio. A temperatura confortável e a renovação de ar dentro do edifício são garantidas pelo design das fachadas, com aberturas permanentes estrategicamente posicionadas para trazer ar fresco constantemente para as quadras, e vidros que controlam a radiação solar recebida.
A possibilidade de abrir as portas deslizantes na fachada norte do edifício ajuda a controlar a intensidade dos ventos ao longo das estações do ano. O desenho angulado dos brises permitem a ventilação constante sem expor os alunos em dias de chuva, além de diminuir a incidência da radiação solar dentro do edifício.
A iluminação natural é abundante, filtrada por diferentes tratamentos dos vidros de cada fachada, e toda a água de chuva é recolhida em um reservatório de 60 mil litros e reaproveitada na própria manutenção do edifício.
O conjunto todo recebeu tratamento acústico para acolher não somente eventos esportivos, mas também os eventos institucionais e culturais da escola. Apoiado por uma infraestrutura cenotécnica completa, o espaço tem seus tempos de reverberação e isolamento acústico calibrados para que qualquer uso pretendido tenha conforto e excelência, sem incomodar a vizinhança.
Todo espaço criado foi concebido para incentivar o convívio, transformando quadras, arquibancadas e corredores em pontos de encontro e descanso, sempre integrados à referência visual da cidade.
Coroando uma década de renovação arquitetônica, o Ginásio do Colégio São Luís representa uma nova fase na longa história da instituição. Uma escola que se conecta com a cidade – vendo e sendo vista através de seus edifícios, acolhendo com excelência e generosidade não apenas seus alunos, mas toda a comunidade.
ficha técnica
local
São Paulo, SP
data do início do projeto
2010
data da conclusão da obra
2015
área do terreno
5.480m²
área total da intervenção
9.062 m²
arquitetura
Urdi Arquitetura – Alberto Barbour e Alexandre Cavalheiro Liba (autores); Larissa Castellani Selingardi, Flávia Neves Saccardi, Fernando Martins, Karen Miyabe Ueda; Thiago Kubo, César Rodrigues dos Santos; Marilia Toledo e Marina Simões Frade (equipe); Elizabeth Eira Hwang, Daiane Hea Mi Lee, Letícia Lombard-Platet e Carolina Miranda Andrade (estagiárias)
acústica
Sresnewsky - Acústica e Tecnologia
fundações
MGA
estrutura de concreto
DeLuca Engenharia
estrutura metálica
Companhia de Projetos
luminotécnica
Franco Associados
impermeabilização
PROASSP
instalações
Ramoska & Castellani
caixilhos
Paulo Duarte Consultores
audio, vídeo e sonorização
Loudness
ar condicionado e exaustão
LS Sistemas
proteção e combate a incêndio
Rocca Forte
cenotecnia e Iluminação Cênica
URDI Arquitetura
construção
Zaori Engenharia e Construções
cliente
Colégio São Luís
gerenciamento
IPE - Implantação Planejamento e Engenharia Ltda
fotos
Nelson Kon
fornecedores
OWA (painéis acústicos); Telem (mecânica cênica); Recoma (piso madeira); Ecopietra (pisos); Pertech (revestimento de fachada e internos); Dorma (portas deslizantes); Neocom (divisórias dos sanitários); Hunter Douglas (forros, brises e revestimentos de fachada); Glassec (vidros); A&T Brasil (arquibancada retrátil); Atlas Schindler (elevadores); Philips e OM (iluminação); BMC construções metálicas (estrutura metálica).