Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Edifício de uso misto (comercial e residencial), o Península – projeto dos arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani – ganhou o 2o lugar do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Edifício Península. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 187.03, Vitruvius, jul. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.187/6132>.


O edifício foi construído num terreno estreito e longo, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. A experiência envolveu todas as etapas do empreendimento, desde a busca pelo terreno, estudos de viabilidade do projeto até a execução da obra.

O terreno fica há duas quadras da Usina do Gasômetro, ponto de referência da área central da cidade e um marco que define a ponta da pequena península onde se originou Porto Alegre. O lote, decorrente do parcelamento urbano da cidade antiga, permaneceu vazio por décadas e não mantinha nada mais do que uma topografia acidentada e a vegetação nativa entre muros em ruínas.

Edifício Península, fachada, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

O projeto de uso misto, comercial e residencial, ocupa a largura máxima do terreno, encaixando a fachada principal e o volume no quarteirão em continuidade aos edifícios da Rua dos Andradas.

Edifício Península, acesso, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

O nível térreo se divide em duas longas faixas, sendo a mais estreita delas, o acesso ao conjunto residencial. A loja de pé-direito duplo se desenvolve numa forma alongada, resultante da configuração do próprio edifício e terreno, o que gerou dois ambientes distintos e a passarela sob o corredor residencial.

Doze apartamentos se distribuem em seis pavimentos tipos, com dois modelos diferentes de unidade, uma maior à frente e outra menor aos fundos.

Edifício Península, contexto urbano, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

A definição do pavimento tipo abusou de estratégias para aproveitar o espaço disponível e organizar o zoneamento funcional.  As limitações do lote demandaram inúmeros estudos de projeto, dos quais, surgiram os pátios internos curvos, desenhados com o diâmetro mínimo exigido pela legislação, o que garante  a ventilação cruzada nas unidades e amplia a iluminação natural em diversas gradações.

Edifício Península, contexto urbano, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

A obra toda foi executada em técnicas construtivas tradicionais, numa estrutura mista, com pilares em concreto armado e paredes de alvenaria portante nas divisas.

As opção em manter as lajes aparentes nos apartamentos e escada do edifício reforçam a atmosfera despojada e de detalhes simples.

Edifício Península, escada de circulação do edifício, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

Nos espaços internos, o reflexo da forma sinuosa dos pátios configura o layout das atividades no ambientes, que são distribuídos de acordo com dimensão de cada recanto.

Edifício Península, copa-bar, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

O condomínio tem acesso ao pátio dos fundos. O quintal ocorre em dois níveis bem distintos. Uma pequena área  no nível térreo abriga o volume de serviços e reservatório inferior do edifício. A parte mais alta do pátio manteve a vegetação original existente nos fundos do lote, onde foi criado um espaço de uso comum do condomínio.

Edifício Península, biblioteca, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

Os terraços, pertencentes aos apartamentos do último andar, tiveram parte da sua área revestida com cobertura verde, o que garantiu uma melhor proteção térmica e contribuiu na ambientação destas áreas abertas. As visuais para o rio e a cidade coroam a ocupação deste pequeno lote com surpreendentes perspectivas -  o encontro da cidade com a paisagem natural, que costeia a margem do rio Guaiba e se debruça sobre marcante geografia do parque do Delta do Jacuí.

Edifício Península, sala do apartamento frontal, Porto Alegre, Brasil, 2013. Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani
Foto Marcelo Donadussi

ficha técnica

projeto
Edifício Península

local
Porto Alegre, Brasil

datas
Projeto: 2010
Conclusão da obra: 2013

áreas
Terreno: 256m2
Construída: 969,20m2

projeto
Cantergiani + Kunze Arquitetos
Arquitetos Cristiano Kunze e Nathalia Cantergiani

estrutura e fundações
Pasquali e Associados Engenharia de Estruturas

projetos complementares
Simone Möllerk e Evandro Medeiros

construção
Juarez Santos

comments

187.03 uso misto
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

Porto Alegre RS Brasil

share

187

187.01 modelagem tridimensional

Residência Rothschild, de Oscar Niemeyer

Marco Milazzo

187.02 técnica

Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel

Angelina Wittmann

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided