Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Residência Bento Noronha, projetada pelo Metro Arquitetos Associados e construída no Jardim Paulistano, é composta por quatro blocos em concreto aparente de diferentes alturas, interligados por área de circulação envidraçada.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Residência Bento Noronha. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 191.03, Vitruvius, nov. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.191/6294>.


A casa construída no Jardim Paulistano é composta por quatro blocos em concreto aparente de diferentes alturas, interligados por área de circulação envidraçada.

A distribuição desses volumes no lote cria pátios e jardins que ampliam a relação entre o exterior e o interior de cada ambiente.

Com quatro pavimentos, a casa se organiza da seguinte maneira: um subsolo, com a garagem, acessada da rua por uma rampa; nível térreo com sala de estar, sala de jantar, cozinha, jardins e pátios; primeiro pavimento com quatro suítes – sendo uma de serviço, com entrada independente – e segundo pavimento com sala de hóspedes, terraço e escritório.

A casa está localizada no Jardim Paulistano, na Rua Coronel Bento Noronha 190, bairro exclusivamente residencial e arborizado, próximos a grandes avenidas como a Avenida Rebouças, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Avenida Brasil.

O térreo concentra as áreas de convivência da casa, em contato direto com o jardim frontal e pátios no centro do terreno. O acesso de pedestres se dá nesse nível, em portão separado do de veículos. O acesso à garagem em subsolo se dá através de uma rampa.

No primeiro pavimento localizam-se as áreas íntimas da residência, com quatro suítes, sendo uma delas um dormitório de serviços, com acesso separado e independente. A circulação é envidraçada – evidenciando os quatro volumes de concreto que compõem a construção. A orientação das janelas dos dormitórios foi pensada para proporcionar luz natural e privacidade, e contam com quebra-sóis metálicos.

O segundo pavimento abriga uma sala de hóspedes com sanitário, que também pode transformar-se num dormitório temporário. De um lado há um terraço externo resguardado da rua e acessado por uma passarela, do outro um amplo escritório com varanda coberta.

O subsolo abriga quatro vagas fixas e ampla área de manobra, suficiente para comportar outros veículos. A partir do subsolo tem-se acesso direto ao hall de entrada, através de escada central e à área de serviços, através de escada helicoidal metálica.

Descrição ambientes

Garagem (nível 97.90m): piso resinado autonivelante na cor cinza, paredes com pintura acrílica na cor branca sobre concreto e teto em concreto com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.60m.

Sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo (nível 100.75m): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca, paredes externas em concreto aparente e teto em forro de gesso acartonado tipo Knauf mod.D112 perfurado a cada 50cm com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.53m.

Lavanderia (nível 100.72): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura epóxi na cor branca e teto em concreto com revestimento interno em argamassa com pintura epóxi na cor branca. Altura livre de 2.66m.

Dormitórios e sanitários, quarto e sanitário de serviço (nível 103.60m): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca, paredes externas em concreto aparente e teto em concreto com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.63m.

Escritório, varanda, dormitório hóspedes, sanitário (nível 106.45m): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca, paredes externas em concreto aparente e teto em concreto com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.63m.

Terraço (nível 107.35m): piso de placas de concreto 0.84m x 0.84m.

Cobertura: a cobertura será uma laje impermeabilizada com manta asfáltica, isolamento térmico em poliestireno expandido de alta densidade e proteção mecânica. Terá caimentos de 1% direcionados ao sistema de captação das águas pluviais.

ficha técnica

projeto
Residência Bento Noronha

localização
Residência à rua Coronel Bento Noronha, 190, Pinheiros, São Paulo

autoria
Arquitetos Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Marina Ioshii, Luis Tavares, Isadora Marchi e Bruno Kim
Metro Arquitetos Associados

datas
encomenda: 2013
inauguração: 2015

áreas
construída: 439,63 m2
externa: 253,41 m2

comments

191.03 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

191

191.01 institucional

Sede do Instituto Socioambiental – ISA

191.02 ampliación

Biblioteca Gerardo Anker

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided