A casa construída no Jardim Paulistano é composta por quatro blocos em concreto aparente de diferentes alturas, interligados por área de circulação envidraçada.
A distribuição desses volumes no lote cria pátios e jardins que ampliam a relação entre o exterior e o interior de cada ambiente.
Com quatro pavimentos, a casa se organiza da seguinte maneira: um subsolo, com a garagem, acessada da rua por uma rampa; nível térreo com sala de estar, sala de jantar, cozinha, jardins e pátios; primeiro pavimento com quatro suítes – sendo uma de serviço, com entrada independente – e segundo pavimento com sala de hóspedes, terraço e escritório.
A casa está localizada no Jardim Paulistano, na Rua Coronel Bento Noronha 190, bairro exclusivamente residencial e arborizado, próximos a grandes avenidas como a Avenida Rebouças, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Avenida Brasil.
O térreo concentra as áreas de convivência da casa, em contato direto com o jardim frontal e pátios no centro do terreno. O acesso de pedestres se dá nesse nível, em portão separado do de veículos. O acesso à garagem em subsolo se dá através de uma rampa.
No primeiro pavimento localizam-se as áreas íntimas da residência, com quatro suítes, sendo uma delas um dormitório de serviços, com acesso separado e independente. A circulação é envidraçada – evidenciando os quatro volumes de concreto que compõem a construção. A orientação das janelas dos dormitórios foi pensada para proporcionar luz natural e privacidade, e contam com quebra-sóis metálicos.
O segundo pavimento abriga uma sala de hóspedes com sanitário, que também pode transformar-se num dormitório temporário. De um lado há um terraço externo resguardado da rua e acessado por uma passarela, do outro um amplo escritório com varanda coberta.
O subsolo abriga quatro vagas fixas e ampla área de manobra, suficiente para comportar outros veículos. A partir do subsolo tem-se acesso direto ao hall de entrada, através de escada central e à área de serviços, através de escada helicoidal metálica.
Descrição ambientes
Garagem (nível 97.90m): piso resinado autonivelante na cor cinza, paredes com pintura acrílica na cor branca sobre concreto e teto em concreto com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.60m.
Sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo (nível 100.75m): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca, paredes externas em concreto aparente e teto em forro de gesso acartonado tipo Knauf mod.D112 perfurado a cada 50cm com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.53m.
Lavanderia (nível 100.72): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura epóxi na cor branca e teto em concreto com revestimento interno em argamassa com pintura epóxi na cor branca. Altura livre de 2.66m.
Dormitórios e sanitários, quarto e sanitário de serviço (nível 103.60m): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca, paredes externas em concreto aparente e teto em concreto com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.63m.
Escritório, varanda, dormitório hóspedes, sanitário (nível 106.45m): piso em ladrilho hidráulico 20x20cm, paredes internas em concreto e/ou alvenaria com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca, paredes externas em concreto aparente e teto em concreto com revestimento interno em argamassa com pintura acrílica na cor branca. Altura livre de 2.63m.
Terraço (nível 107.35m): piso de placas de concreto 0.84m x 0.84m.
Cobertura: a cobertura será uma laje impermeabilizada com manta asfáltica, isolamento térmico em poliestireno expandido de alta densidade e proteção mecânica. Terá caimentos de 1% direcionados ao sistema de captação das águas pluviais.
ficha técnica
projeto
Residência Bento Noronha
localização
Residência à rua Coronel Bento Noronha, 190, Pinheiros, São Paulo
autoria
Arquitetos Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Marina Ioshii, Luis Tavares, Isadora Marchi e Bruno Kim
Metro Arquitetos Associados
datas
encomenda: 2013
inauguração: 2015
áreas
construída: 439,63 m2
externa: 253,41 m2