Localizada entre duas referências geográficas na cidade de Atibaia/SP, o morro do Saci e a Pedra Grande, a casa busca oferecer aos seus usuários o enquadramentos da paisagem ao seu redor.
Um vazio central caracteriza-se como elemento de organização espacial a partir da articulação entre dois blocos com funções bem definidas: serviço/convívio e área íntima.
Esse vazio, uma generosa varanda, contém a área de circulação que liga os blocos e os pavimentos entre si enfatizando os setores da casa. Além disso, protege a construção do sol excessivo e prolonga a área de estar a fim de se criar um único e grande espaço de convívio sem delimitação clara entre interior e exterior.
O sistema construtivo é consequência das características de cada setor e sua relação com a paisagem: Estrutura metálica e vidro para um espaço de convívio livre e aberto as visuais externas; alvenaria estrutural para a área dos quartos com espaços introspectivos e protegidos. Dessa forma, busca-se uma dinâmica racionalizada entre equipes complementares na execução da obra, assim como uma expressão arquitetônica para a casa.
ficha técnica
projeto
Residência Atibaia
arquitetura e obra
Bernardo Telles
construção
Arquimedes de Lima
estrutura metálica
Mauro e Donizete Rezende
calculo estrutural
WGA engenharia
local
Atibaia, SP
datas
início da obra: 2008
conclusão: dezembro 2008
áreas
terreno: 563,00 m²
área construída: 353,77 m²