Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Arena da Juventude, projetado pelo escritório Vigliecca & Associados, é uma plataforma multieventos com grande vão livre que enfatiza a capacidade de adaptação do espaço e condições estruturais que propiciam ventilação e iluminação natural.

how to quote

VIGLIECCA, Héctor. Arena da Juventude. Projetos, São Paulo, ano 17, n. 197.02, Vitruvius, maio 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/17.197/6513>.


Junto ao Parque Radical, a Arena da Juventude é um dos maiores legados da RIO 2016. Ambos fazem parte do Parque Olímpico de Deodoro, projeto do escritório Vigliecca & Associados. Nos Jogos, o equipamento foi palco de competições de Basquete Feminino, Esgrima do Pentatlo Moderno e Esgrima em Cadeira de Rodas. Em legado, é um centro de formação e treinamento de atletas.

Arena da Juventude, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Imagem divulgação

Arena da Juventude, corte, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Imagem divulgação

Um dos maiores desafios deste projeto foi desenvolver um espaço que comportasse áreas de jogo para a Esgrima do Pentatlo, no qual os duelos acontecem simultaneamente, e o Basquete, que requer apenas um quarto desse espaço. As competições das duas modalidades seriam realizadas com seis dias de diferença – a primeira seria o Basquete. Para conseguir adaptar o espaço aos dois esportes e ainda torná-lo útil em legado, foram criadas instalações temporárias dentro da instalação permanente.

Arena da Juventude, diagrama da ventilação natural, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Imagem divulgação

O projeto tem o conceito de hangar esportivo, com elegância condizente à grandiosidade de uma olimpíada, e grande vão livre (66,50m), capaz de abrigar diferentes modalidades esportivas. O edifício foi criado para, em legado, funcionar apenas com ventilação natural e iluminação zenital, com a utilização de venezianas móveis e telas nas fachadas e lanternins com exaustão de ar na cobertura, além de grandes áreas sombreadas na fachada, reduzindo os custos de manutenção. A iluminação artificial, assim como o ar condicionado, era uma obrigatoriedade da Olimpíada e foram utilizados apenas no período dos Jogos.

Arena da Juventude, diagrama hangar esportivo, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Imagem divulgação

Para a disputa de Basquete, foram erguidas arquibancadas em todos os lados da quadra com capacidade para 5000 pessoas. O conceito de criar um “bowl” (tigela, em inglês), em que o público envolve os jogadores, é utilizado em arenas esportivas para proporcionar uma atmosfera de espetáculo.

Arena da Juventude, diagrama instalações temporárias, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Imagem divulgação

Já na competição de Esgrima do Pentatlo Moderno, que requer maior área de jogo em relação ao Basquete, as arquibancadas foram reduzidas para 4000 assentos e ocuparam apenas as laterais. A Arena da Juventude dispõe de oito quadras poliesportivas e 2000 assentos só em uma das laterais.

Construção da Arena da Juventude, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Foto Renato Sette Camara

A maior parte da estrutura foi concebida em aço por ser o material mais adequado para os grandes vãos e por proporcionar velocidade à obra. Para reduzir custos, procurou-se trabalhar com os menores vãos possíveis, mas, ainda assim, trata-se de vãos de grande envergadura, visando atender aos padrões olímpicos. Esses vãos são vencidos por 7 treliças triangulares de 4,30 m de altura, ligados estruturalmente a uma fachada formada por uma empena tramada em estrutura de aço.

Construção da Arena da Juventude, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Foto André Motta [Agência Heusi Action]

Como centro de formação e aperfeiçoamento de atletas, a Arena da Juventude potencializa um trabalho que já vem sendo desenvolvido em Deodoro.

Construção da Arena da Juventude, Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro, RJ, Escritório Vigliecca & Associados
Foto André Motta [Agência Heusi Action]

ficha técnica

modalidades olímpicas e paraolímpicas
basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas

área construída
14.300 m²

dimensões
principais dimensões: 106 m x 87 m x 20 m de altura
maior vão interno: 66,5m;
altura interna: 17,75 m

capacidade total de público
5.000

assentos permanentes
2.000

assentos temporários
3.000

comments

197.02 Edifício para eventos
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

197

197.01 Edifício para eventos

Projeto Parque Olímpico de Deodoro

Héctor Vigliecca

197.03 Edifício para eventos

Parque Radical

Héctor Vigliecca

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided