Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Projeto vencedor do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel, as Moradias estudantis é um projeto dos escritórios Rosenbaum e Aleph Zero, construído em Formoso do Araguaia, Tocantins.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Moradas Infantis. Projetos, São Paulo, ano 17, n. 204.01, Vitruvius, dez. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.204/6809>.


A imensidão do cerrado, a infinitude do céu e os saberes populares.

É o continuo, o vasto e uma tênue linha imaginária ao fundo que acolhem a jornada e os saberes dos brasileiros residentes na região central do país. A arquitetura lá proposta não poderia ser distinta de tal conformação. É a amplitude que nos toca aliada à beleza do povo que lá habita.

Entretanto, como a arquitetura marcada por suas memórias, técnicas, estéticas e ritmos se tornaria pertinente a este local? Como lidar com este sítio no qual a cultura vigente se moderniza e se abstém de qualquer memória em prol de um sonho reproduzido? Como intervir num lugar marcado pelo trabalho manual da lavoura e pela natureza indígena?

Com estas indagações o projeto caminha na direção da transformação, do resgate cultural, do incentivo a técnicas construtivas locais, da beleza indígena e seus saberes, aliado à construção da noção de pertencimento, necessária ao desenvolvimento das crianças da escola de Canuanã.

Moradas infantis, desenho a mão das crianças, Formoso do Araguaia TO, 2015
Imagem divulgação

Organização em vilas

A nova organização em vilas fundamenta-se, em primeira instância, na necessidade de agregar valores a todo o complexo existente, assim como potencializar a ideia de pertencimento dos alunos a Canuanã. Desmistificar o status da escola como espaço somente de aprendizado e transformá-la em um território com valor de lar.

Para isto, a nova morada se organiza fundamentalmente em duas vilas, uma masculina e outra feminina. Esta separação já ocorria anteriormente e foi mantida por motivos claros, porém neste novo momento as moradias não mais serão conformadas por grandes espaços dormitórios mas sim por 45 unidades de 6 alunos cada. Com este ato de redução do número de alunos por quarto, pretendemos melhorar a qualidade de vida das crianças, sua individualidade e, por consequência, seu desempenho acadêmico.

Contíguo aos dormitórios estão os mais distintos espaços de convívio como sala de TV, espaço para leitura, varandas, pátios, redários entre outros. Todos estes novos programas complementares as moradas foram idealizadas conjuntamente com os alunos no intuito de melhorar a qualidade de vida e refinar o laço entre alunos e escola, afinal “Canuanã é minha casa”. Desta maneira, além de abrigar um maior número de crianças, as novas vilas pretendem aumentar a autoestima das crianças através da utilização de técnicas locais, criando uma ponte entre as técnicas vernaculares e um novo modelo de habitação sustentável.

Neste novo momento a localização das moradas não mais reside no coração da fazenda como antigamente, pois este deve ser preenchido com programas diretamente relacionados ao ato de aprender. As novas vilas, mais amplas e arejadas estão localizadas em pontos estratégicos que guiam o novo crescimento da fazenda, organizando o território e possibilitando uma melhor leitura espacial e funcional da escola.

Moradas infantis, isométrica, Formoso do Araguaia TO, 2015. Escritórios Rosenbaum e Aleph Zero
Imagem divulgação

O processo co-criado

Como desenhar um espaço de moradia para crianças de 13 a 18 anos que habitam um local remoto no centro do Brasil? Qual é a escala ideal para estas crianças que a cada dia interpretam o ambiente a partir de um ponto de vista distinto?

Para entendermos adequadamente esta escala e propor uma relação de pertencimento onde se altera o entendimento da escola de um local meramente educacional para um local onde também se reside, utilizamos a metodologia A Gente Transforma onde se parte de uma colaboração aberta e intensa com a comunidade local, professores, administração, e especialmente, os usuários do edifício, as crianças. O processo passa por fases de pesquisa, imersão e colaboração com todos os envolvidos através de workshops e dinâmicas, em que se busca um entendimento comum do problema e de suas possíveis soluções advindas do dialogo entre a técnica contemporânea e o rico conhecimento vernacular local.

ficha técnica

projeto
Moradas infantis

cliente
Moradias dos alunos da Fundação Bradesco / Canuanã

local
Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil

área construída
23.344,17 m2

co-criação
Rosenbaum + Aleph Zero

projeto, fabricação e construção da estrutura de madeira
Ita Construtora

projeto de paisagismo
Raul Pereira Arquitetos Associados

projeto de luminotecnica
Lux Projetos Luminotécnicos

projeto de fundações
Meirelles Carvalho

consultoria conforto térmico
Ambiental Consultoria

instalações
Lutie

lajes em concreto
Trima

construtora
Inova TS

gerenciadora
Metroll

projeto de mobiliário
Rosenbaum e o Fetiche

material de registro e comunicação do projeto
Fabiana Zanin

fotos e filmes
Leonardo Finotti

premiações
Vencedor do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel
APCA 2017 – modalidade “Arquitetura e Urbanismo” – Obra de arquitetura no Brasil

comments

204.01 prêmio tomie ohtake akzonobel
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

Aleph Zero

share

204

204.02 prêmio tomie ohtake akzonobel

Subsolanus

Marta Bogéa

204.03 prêmio tomie ohtake akzonobel

Cobertura do Mercado Público de Florianópolis

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided