Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Casa Villa Lobos, projeto dos arquitetos Cristiane Muniz, Fabio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas, do escritório Una Arquitetura, busca se adaptar à geografia e valorizar as vistas sobre a várzea do rio Pinheiros.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa Villa Lobos. Projetos, São Paulo, ano 18, n. 213.02, Vitruvius, set. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.213/7112>.


Construída no topo da colina de um bairro residencial em São Paulo, a casa busca se adaptar à geografia e valorizar as vistas sobre a extensa várzea do rio Pinheiros, bastante arborizada nesse trecho oeste.

O térreo da casa acompanha a declividade suave do terreno. Sala de jantar e cozinha formam um espaço contínuo e estão numa cota levemente elevada em relação à calçada. Meio nível abaixo está o ambiente de estar. Nesse movimento, varanda e sala de estar ganham uma altura dupla e mantém uma relação direta com o nível inferior do terreno. Três jardins envolvem esses programas. O jardim de entrada é marcado por uma cerejeira já existente no terreno, o jardim central que intercala garagem e varanda, e, finalmente, o jardim posterior que ganha a largura total do lote e inclui uma piscina.

Casa Villa Lobos, esquema estrutural, fechamentos e aberturas, 2018, São Paulo SP Brasil. Arquitetos Cristiane Muniz, Fabio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas/ Una Arquitetos
Imagem divulgação [Acervo Una Arquitetos]

Para um melhor aproveitamento das varandas, limitou-se o apoio de toda esta porção da casa à dois pilares metálicos, excêntricos em relação às lajes, e que se solidarizam com uma grande viga metálica sobre a casa. Essa viga de 16.50m de comprimento, que atravessa todo o volume, pendura os extremos das lajes com tirantes metálicos de 32mm de diâmetro. Assim, o volume fica suspenso sobre o terreno, liberando uma vista extensa que atravessa toda a casa. Um recorte sobre o jardim central criam vazio interno ao volume ao redor do qual diversos ambientes se comunicam, desde a sala e a varanda do térreo, até quartos e estúdio no andar superior. Os pilares metálicos têm geometrias distintas e pontuam esses espaços no nível dos jardins.

Um grande bloco de concreto contém as escadas em seu interior. A subida pelo interior dessa estrutura aumenta a surpresa da ampla paisagem que se abre no pavimento superior, onde se localizam uma varanda e uma sala familiar. Os quartos das crianças estão alinhados na face noroeste, enquanto o do casal se volta à face oposta. São quartos, sempre protegidos pelos beirais da laje de cobertura e fechados com painéis deslizantes de madeira com venezianas móveis.

A cobertura por sua vez é também terraço, um amplo deck de madeira com uma surpreendente vista sobre a cidade.

Casa Villa Lobos, 2018, São Paulo SP Brasil. Arquitetos Cristiane Muniz, Fabio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas/ Una Arquitetos
Foto Nelson Kon

ficha técnica

projeto
Casa Villa Lobos

local
São Paulo SP Brasil

ano
2013-2018

projeto de arquitetura
Cristiane Muniz, Fabio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas (autores); Ana Paula Castro, Hugo Bellini, Joaquin Gak, Marcos Bresser, Rodrigo Carvalho, Marie Lartigue e Manuela Raitelli (equipe)

estrutura de concreto e metálica
Inner Engenharia e Gerenciamento

instalações prediais
Marcelo Zamaro Instalações Elétricas e Hidráulicas

impermeabilização
Proassp Consultoria

luminotécnica
Lux Projetos Luminotécnicos

paisagismo
RPAA - Raul Pereira Arquitetos Associados

consultoria em concreto aparente
Gabriel Regino

projeto e execução de esquadrias de madeira
Zeca Cury / Oficina de Marcenaria

projeto e execução de esquadrias de alumínio
JMAR Esquadrias de Alumínio

construção
Taguá Engenharia

fotografia
Nelson Kon

comments

213.02 residência unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

213

213.01 edifício de serviços

Estúdio no Jardim Paulista

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided