Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Proposta de anexo provisório para abrigar as atividades de ensino afetadas pela atual obra de restauro do edifício da FAU-USP.

how to quote

BENOIT, Alexandre; PIANCA, Guilherme; URANO, Rafael . Anexo Provisório para FAU-USP. FAU em obras. Projetos, São Paulo, ano 13, n. 154.01, Vitruvius, out. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/13.154/4899>.


Propomos a construção de um anexo provisório para abrigar as atividades mais afetadas pelo restauro da FAU. Com ele pretende-se livrar os estúdios e salas de aula – pisos mais próximos dos reparos da cobertura e empena. Com uma construção em estrutura metálica, piso elevado e fechamentos leves, pode-se rapidamente erguer um pavilhão para receber os calouros de 2014.

Pode-se argumentar acerca de impeditivos à proposta, como implicações orçamentárias, técnicas ou jurídicas da empreitada. Repondemos que, diante dos fatos, não temos escolha. Arquitetos podem conviver na precariedade?

As respostas dadas até o momento para a situação são conciliadoras, mas não alcançam o cerne da questão: trata-se de um restauro pesado, com procedimentos nocivos e que, eventualmente, vão nos forçar à medidas mais drásticas. É certo que soluções pontuais de limpeza intensiva e umidificação dos ambientes pode viabilizar a presença de uma parte da comunidade no prédio. Os estúdios e salas de aula, no entanto, ficarão no limite do utilizável.É preciso não medir esforços para que os alunos, professores e funcionários passem por este período de obras não só com salubridade, mas também com o acesso, sem interrupção, às coisas feitas com arquitetura.

Um anexo provisório resolve os principais problemas advindos deste processo de restauro, e não só, vira o jogo nos modos como enfrentamos a história do prédio desta faculdade: usa as lições de seu espaço para desenhar a realidade. Atuar no real, com todas as ferramentas que temos, é levar ao extremo a aspiração de se fazer um amplo restauro da FAU. 

notas

NE
Veja também: SARAIVA, Pedro Paulo de Melo. Proposta para Sobre-Cobertura do Edifício Vilanova Artigas, sede da FAU-USP | Arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva.Projetos, São Paulo, ano 09, n. 101.03, Vitruvius, maio 2009 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/09.101/2957>. 

comments

154.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

154

154.02

Residência estudantil da Unicamp

Josep Maria Montaner and Zaida Muxí

154.03

Rodoviária Internacional de Rio Branco

154.04

Casa Planalto

154.05

New National Stadium in Tokyo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided