Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


Foto Helena Guerra

abstracts

português
Mercat Encants, tradicional mercado de rua de Barcelona, ganhou novo endereço com projeto do arquiteto Fermín Vázques. Helena Guerra esteve duas vezes na capital da Catalunha para filmar o velho e novo mercado, e conversar com o arquiteto sobre o projeto.

how to quote

GUERRA, Helena; GUERRA, Abilio. Visita ao escritório de Fermín Vázquez. Conversando sobre o Mercat Encants, nova praça comercial e estacionamento. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 157.01, Vitruvius, jan. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/14.157/5027>.


A primeira vez que eu viajei para filmar o Mercat Encants era verão.

Quando cheguei em Barcelona, conheci pessoalmente Fermín Vázquez e Ana Bassat, casados e sócios, que haviam gentilmente me convidado para ficar hospedada em sua casa durante os dias de filmagem do mercado.

O casal e seus filhos foram muito receptivos, na primeira noite assistimos juntos a um filme muito bom chamado “Antípodas”. Logo depois descobri que a família tem por hábito ir todo fim de semana a um restaurante que ainda não conhecem. Nesta ocasião, em sistema de rodízio, sempre um integrante diferente da família escolhe o restaurante. Convidada a participar em um desses jantares, acompanhei pais e filhos a um restaurante de comida tailandesa, muito bom por sinal.


Vídeo Helena Guerra / versão com legendas
[veja 
versão sem legendas]

Comecei as filmagens dois dias depois. O projeto ainda não estava pronto – fiquei sabendo disso poucos dias antes de embarcar para Barcelona e decidi com o pessoal do portal Vitruvius que valeria a pena ir mesmo assim – e o mercado antigo ainda estava funcionando. Era um mercado muito interessante, na rua, muito vivo, que eu associei de imediato às barraquinhas da Rua 25 de Março em São Paulo e ao Saara do Rio de Janeiro. Então, quando vi a magnitude do projeto do Fermín – o mercado novo, que ainda estava em obras –, fiquei com medo que ele não conseguisse abrigar a alma charmosa da antiga feira.

Já era inverno quando voltei a Barcelona para a segunda sessão de filmagens. Nesta estação, o clima das cidades européias muda bastante o ânimo das pessoas; com o tempo mais fechado e as chuvas constantes, todos ficam mais melancólicos. Porém, mesmo sendo um clima menos intenso do que no verão, pude verificar – para minha extrema alegria – que o mercado funcionava muito bem no novo formato. As pessoas realmente vão para lá e usam o novo equipamento como espaço público. As explicações técnicas e conceituais dadas pelo arquiteto durante a primeira visita me pareceram agora em correspondência ao que estava presenciando.

Gostei muito do vai e vem das pessoas pelas rampas e espaços internos, e gostei mais ainda do efeito especular no teto, que realmente dá vida ao lugar. Desta forma foi possível fazer a montagem final do vídeo onde são flagrantes as diferenças entre o antigo e o novo mercado, mas – acredito eu – é possível também sentir o quanto o novo projeto mantém algo da antiga alma do Mercat Encants.

[texto de Helena Guerra]

comments

157.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Portal Vitruvius
São Paulo

share

157

157.02

Rehabilitación de pisos en Barcelona

Anatxu Zabalbeascoa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided