Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

projetos ISSN 2595-4245


sinopses

português
A Casa IF, projeto dos arquitetos Kleimer Martins e Márcio Lucena, do Martins Lucena Arquitetos, partiu da integração entre exterior e interior e da utilização de materiais que favorecem o diálogo entre o contemporâneo e o regional.

english
Casa IF, designed by architects Kleimer Martins and Márcio Lucena, from Martins Lucena Arquitetos, started from the integration between exterior and interior and the use of materials that favor the dialogue between the contemporary and the regional.

español
La Casa IF, proyecto de los arquitectos Kleimer Martins y Márcio Lucena, del Martins Lucena Arquitetos, partió de la integración entre exterior e interior y de la utilización de materiales que favorecen el diálogo entre lo contemporáneo y lo regional.

como citar

PORTAL VITRUVIUS. Casa IF. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 218.02, Vitruvius, fev. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.218/7271>.


O projeto desta habitação unifamiliar com 420 m², localizada em um condomínio residencial na cidade de Natal RN, cumpriu de maneira arrojada e elegante o propósito de acolher um jovem casal com dois filhos.

A concepção do projeto partiu do intuito da criação de ambientes amplos que confortavelmente promovessem o diálogo entre o exterior e o interior da residência, utilizando uma linguagem arquitetônica inspirada no estilo internacional. O partido adotado foi norteado pela integração e fluidez espacial e visual entre as áreas internas e externas, tendo em vista a conformidade às condições bioclimáticas.

Casa IF, maquete eletrônica, Natal RN Brasil, 2018. Arquitetos Márcio Lucena e Kleimer Martins / Martins Lucena Arquitetos
Imagem divulgação/ Disclosure image [Acervo/ Collection Martins Lucena Arquitetos]

Orientação e implantação

A implantação em um lote de esquina, paralela ao muro de limitação do terreno, visou otimizar a captação da ventilação que nesta região provém predominantemente do Sudeste. Desta forma, as janelas dos quartos estão voltadas para o leste e para o sul. Do mesmo modo, ao recuar a edificação do limite sul do terreno, implantando neste local a área de lazer, o projeto favoreceu a captação e circulação dos ventos.

A distribuição do programa de necessidades em três pavimentos segue a lógica da contiguidade dos espaços. Sendo assim, o pavimento térreo compreende a cozinha, a suíte de hóspedes e a área social, que foi disposta de modo a assegurar uma conexão fluida entre os ambientes desde o hall de entrada até o espaço gourmet, percorrendo a sala de estar e jantar cumprindo confortavelmente a tarefa de receber amigos e familiares. Ainda no térreo, a área de lazer foi locada na parte posterior do terreno com o objetivo de resguardar a privacidade da família.

Casa IF, esquema de ventilação, Natal RN Brasil, 2018. Arquitetos Márcio Lucena e Kleimer Martins / Martins Lucena Arquitetos
Imagem divulgação/ Disclosure image [Acervo/ Collection Martins Lucena Arquitetos]

Casa IF, esquema de zoneamento, Natal RN Brasil, 2018. Arquitetos Márcio Lucena e Kleimer Martins / Martins Lucena Arquitetos
Imagem divulgação/ Disclosure image [Acervo/ Collection Martins Lucena Arquitetos]

A elevação do pavimento térreo em relação ao nível da calçada evidencia a edificação que é envolvida por suaves taludes, resultantes de um tratamento paisagístico no qual seus elementos contribuem na amenização climática e se integram plasticamente ao projeto arquitetônico.

Visando o conforto do usuário, a garagem, situada no semi-subsolo, possibilita dois acessos à edificação: um através da área de serviços, também neste pavimento; e outro pela entrada principal, no pavimento térreo.

O pavimento superior acomoda a área íntima da residência, composta de três suítes interligadas por um espaço livre que abriga uma biblioteca, atendendo à exigência do proprietário.

Casa IF, maquete eletrônica, Natal RN Brasil, 2018. Arquitetos Márcio Lucena e Kleimer Martins / Martins Lucena Arquitetos
Imagem divulgação/ Disclosure image [Acervo/ Collection Martins Lucena Arquitetos]

Conforto térmico

As grandes aberturas captam a ventilação abundante típica da região, enquanto os grandes beirais que abrigam terraços protegem os espaços internos da insolação direta. O emprego de parede dupla na face norte e de anteparos de proteção solar sobre as aberturas da face oeste também são estratégias para abrandar a incidência de carga térmica no interior e visam proporcionar conforto térmico aos moradores.

A interação dos volumes de formas geométricas puras origina extensos balanços que proporciona

sombreadas áreas abertas permeadas pela ventilação oferecida pelo sistema de amplas esquadrias em alumínio, vidro e madeira.

Casa IF, maquete eletrônica, Natal RN Brasil, 2018. Arquitetos Márcio Lucena e Kleimer Martins / Martins Lucena Arquitetos
Imagem divulgação/ Disclosure image [Acervo/ Collection Martins Lucena Arquitetos]

Estrutura e materiais

O sistema estrutural adotado é constituído em grande parte por pilares, lajes e paredes em concreto armado aparente, que modelam e revestem os espaços. A principal motivação da opção pelo concreto armado conferiu maior liberdade plástica, possibilitando a leitura dos pavimentos como volumes distintos, além de ter garantido a fluidez dos espaços internos e os amplos vãos.

A área de lazer recebeu uma coberta em estrutura metálica com perfis de aço que se estendem ao longo da sala, percorrendo as esquadrias e promovendo o acabamento com leveza e elegância. A escada de acesso ao pavimento superior foi concebida também com o uso de perfis metálicos, a fim de garantir uma estrutura esbelta com apenas dois pontos de apoio.

O emprego de materiais como a madeira e o ladrilho hidráulico, que compõe o grande painel da fachada oeste, bem como a utilização de pedras típicas da região no revestimento do muro da área de lazer, favorece o diálogo entre a linguagem contemporânea e regional.

Casa IF, Natal RN Brasil, 2018. Arquitetos Márcio Lucena e Kleimer Martins / Martins Lucena Arquitetos
Foto/ Photo Maíra Acayaba

ficha técnica

projeto
Casa IF

local
Natal RN Brasil

ano
Projeto: 2014

Obra: 2018

área
Terreno: 526,35 m²

Construída: 420,38 m²

arquitetura
Márcio Lucena, Kleimer Martins (autores), Tadeu de Brito, Tamáris Brasileiro (colaboradores), Deborah Barbosa, Kellington Dantas e Anna Beatriz Monteiro (equipe)/ Martins Lucena Arquitetos

estrutura
Engenheiro Aurélio Marcolino

construção
Engenheiro Ademi Costa

maquete eletrônica
Felipe Cavalcante/ Light Cube 3D

foto
Maíra Acayaba

premiação
Menção honrosa no Prêmio IAB PB 2015, categoria Arquitetura de Edificações

comentários

218.02 arquitetura residencial
sinopses
como citar

idiomas

original: português

outros: english

fonte

compartilhe

218

218.01 edifício de serviços

Casa de Hóspedes Paraty

jornal


© 2000–2024 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada