Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Margareth da Silva Pereira, curadora, comenta “Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos”, exposição comemorativa do cinquentenário do Parque do Flamengo, obra monumental de Affonso Eduardo Reidy, Lota de Macedo Soares e Roberto Burle Marx.

how to quote

PEREIRA, Margareth da Silva. Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos. Exposição comemorativa dos 50 anos do Parque do Flamengo. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n. 166.03, Vitruvius, out. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.166/5778>.


O Centro Cultural Correios Rio apresenta Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos, exposição comemorativa do cinquentenário do Parque do Flamengo, resultado da monumental obra de Affonso Eduardo Reidy, Lota de Macedo Soares e Roberto Burle Marx. A exposição se compõe de quase uma centena de reproduções fotográficas realizadas durante a construção e contemporâneas, desenhos de Burle Marx, plantas de arquitetura, além de vídeos, celebrando os 50 anos do Aterro e do Parque do Flamengo e aqueles que não só o conceberam, mas souberam guardar viva a ideia desse imenso jardim de todos os cariocas.

Guindaste trabalhando na instalação de tubulação, Praia do Flamengo
Acervo do engenheiro Raimundo de Paula Soares [cedida por sua filha Nair de Paula Soares]

Inaugurado em 1965, no IV Centenário da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, hoje, portanto, festejando seus 50 anos, o Parque do Flamengo – também chamado simplesmente de Aterro – não é uma obra qualquer. Incrustado no coração da metrópole carioca, ele é seu espelho, sua alma, e a memória mais potente daquilo que poderíamos chamar de "a aventura americana", algo que o próprio Rio de Janeiro sintetiza e ao mesmo tempo desafia.

Máquinas e trabalhadores trabalhando nas obras do Parque do Flamengo
Acervo do engenheiro Raimundo de Paula Soares [cedida por sua filha Nair de Paula Soares]

Em seus mais de 7 km de extensão, os limites entre cidade e natureza ou entre projeto e história se fundem, balizados pelo Pão de Açúcar e pelo Corcovado. Diante da grandiosidade e da harmonia do sítio geográfico da Baía da Guanabara, o Parque do Flamengo atualiza e articula as diferentes respostas – arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas que, desde o século 18, vêm sendo dadas ao desafio de construir e viver em uma cidade às portas de um paraíso, palavra que, como se sabe, originalmente designava um jardim.

Parque do Flamengo
Foto Cesar Barreto

A exposição Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos enfoca esses sucessivos gestos de construção de jardins e parques na frente marítima do próprio "jardim" que é a Baía de Guanabara. A história dessa área e dos seus projetos urbanísticos e paisagísticos, até culminar no Aterro e Parque do Flamengo, realizado por Affonso Eduardo Reidy, Lota de Macedo Soares e Roberto Burle Marx, se confunde com a dos 450 anos da cidade e vem sendo lida como um dos mais belos presentes que o Rio de Janeiro deu a si próprio, graças à inteligência técnica, política, administrativa e estética de seus criadores. Diante das constantes ameaças a que o Parque do Flamengo é exposto, é importante, para melhor preservá-lo, conhecer a sabedoria e o esforço implícitos nesses gestos construtivos que se sucederam através do tempo.

Vista aérea do Parque do Flamengo
Foto Marcel Gautherot [Escritório Burle Marx]

nota

NE – Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos, curadoria de Margareth da Silva Pereira. Centro Cultural Correios Rio, de 30 de setembro a 29 de novembro de 2015.

sobre a autora

Margareth da Silva Pereira, curadora, arquiteta, urbanista, doutora em História pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Vem realizando conferências em diversas instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. É autora de livros, capítulos de livros, artigos e exposições nas áreas dos estudos culturais, principalmente nos campos da arte, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, tendo como foco, sobretudo, o Rio de Janeiro. Vem se dedicando também a análise dos discursos historiográficos (sobre e no) campo brasileiro nestas áreas.

A 3ª foto: 1- Praia do Flamengo - acervo do engenheiro Raimundo de Paula Soares ( cedida por sua filha Nair de Paula Soares)

 

A 4ª  Fotógrafo Cesar Barreto

A 5ª: 

comments

166.03 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

166

166.01

Correspondência e poesia

As cartas de Cabral para Bandeira e Drummond

Eliane Lordello

166.02

Um estranho no condomínio

Apontamentos acerca de O som ao redor, de Kléber Mendonça Filho

Caio Sens

166.04

Lina Bo Bardi & eu, um depoimento de outra geração

A arquiteta, os livros, os artigos e os trabalhos acadêmicos

Eduardo Pierrotti Rossetti

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided