Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Oswaldo Arthur Bratke

Oswaldo Arthur Bratke

Hugo Segawa and Guilherme Mazza Dourado

ProEditores, São Paulo; 1ª edição, 1997

edition: português
paperback
324 p
26 x 26 x 3 cm
1800 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 85-7165-005-5

(arquiteto e obra)

Oswaldo Arthur Bratke

about the book

Oswaldo Arthur Bratke (1907-97) foi um dos principais arquitetos da moderna arquitetura brasileira, da geração na qual despontam nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto, e outros. No panorama paulista, é sem dúvida a figura de frente entre seus contemporâneos, ao lado de Rino Levi. Os trabalhos de Bratke foram publicados também na Europa, nos Estados Unidos, no Japão; em 1994, o norte-americano John Peter o incluiu entre os principais arquitetos do século 20, no livro The oral history of modern architecture (New York, Harry N. Abrams).

Sua obra é aclamada sobretudo por sua arquitetura residencial: as imagens da casa Oscar Americano, a casa da rua Suécia, ou a própria moradia do arquiteto no bairro que desenhou, o Morumbi, fazem parte do imaginário de algumas gerações de arquitetos que nele identificaram um grande mestre. No entanto, trata-se de um recorte discreto: mais do que autor de moradias clássicas da arquitetura moderna, Bratke foi um inventor que assumiu o papel dos criadores totais, daqueles que em sua trajetória profissional enfrentaram o desafio de desenhar da cadeira a cidades inteiras. Vila Amazonas e Vila Serra do Navio constituem referências positivas de assentamentos urbanos contextualizados na região amazônica, imaginados pelo urbanista. Hospitais, balneário, escolas, estações ferroviárias, fórum, edifícios industriais, prédios de escritórios e moradias concebidos pelo arquiteto marcam a paisagem de inúmeras cidades paulistas e de outras regiões do país. Cadeiras, mesas, luminárias, janelas, elementos do cotidiano de muita gente foram desenhados por Bratke e incorporados no repertório das criações assimiladas como de autoria anônima.

Comandando um dos mais ativos ateliês de arquitetura em São Paulo e, apesar da evidência e do reconhecimento das suas realizações, Oswaldo Arthur Bratke era uma personalidade low profile, preferindo a discrição como conduta profissional e pessoal.

about the authors

Hugo Segawa
Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Guilherme Mazza Dourado
É arquiteto e pesquisador de artes visuais, paisagismo e arquitetura no Brasil. Arquiteto (FAU UCS, 1989), mestre e doutor (DAU EESC-USP, 2000 e 2009), pós-doutor (FAU USP, 2016) e pós-doutorando (IFCH Unicamp, 2018).

how to quote

SEGAWA, Hugo; DOURADO, Guilherme Mazza. Oswaldo Arthur Bratke . São Paulo, ProEditores, 1997.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided