Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Folhas em movimento

Folhas em movimento

Cartas de Burle Marx

Guilherme Mazza Dourado (Org.)
 

Luste Editores, São Paulo; 1a edição, 2022
Contém versão em inglês

edition: português
hardcover
432 p
21,5 x 28,7 x 3,7 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 9786589044017

Folhas em movimento

about the book

Roberto Burle Marx, foi autor de mais de 2.000 projetos de paisagismo, distribuídos pelo Brasil e exterior. Foi responsável por um número ainda maior de obras de artes visuais. Concebeu um elenco nada desprezível de joias, cenários e figurinos de teatro, estampas de tecidos. E, como nenhum outro paisagista de seu tempo, promoveu uma relevante série de expedições botânicas para estudo e coleta de novas espécies nos biomas brasileiros.

Diante de um personagem assim, sempre ocupadíssimo em seus múltiplos afazeres, quem poderia imaginar que ele ainda encontrasse tempo para escrever cartas?

Este livro publicado por Luste Editores apresenta - pela primeira vez uma seleta de correspondência escrita por Burle Marx e endereçada desde a seus familiares até nomes reconhecidos da cena internacional - caso de Walter Gropius, Richard Neutra, Eero e Aline Saarinen, Thomas Church, Garrett Eckbo, Lawrence Halprin, Diego Cisneros, entre outros. São cem cartas, fartamente ilustradas, que possibilitam um novo olhar sobre a trajetória de Burle Marx, revelando informações pouco conhecidas, por exemplo, sobre as propostas paisagísticas, as excursões botânicas, o engajamento na defesa ambiental, o antigo Sítio Santo Antônio da Bica, a produção pictória. Papeis que incluem também uma crônica da vida cotidiana no Brasil e no mundo e, por isso, certamente despertarão certo interesse entre os especialistas e o grande público que busca conhecer como operava a mente e o coração de um grande personagem do século 20.

about the author

Guilherme Mazza Dourado
É arquiteto e pesquisador de artes visuais, paisagismo e arquitetura no Brasil. Arquiteto (FAU UCS, 1989), mestre e doutor (DAU EESC-USP, 2000 e 2009), pós-doutor (FAU USP, 2016) e pós-doutorando (IFCH Unicamp, 2018).

how to quote

DOURADO, Guilherme Mazza (Org.). Folhas em movimento. Cartas de Burle Marx. 1a edição, São Paulo, Luste Editores, 2022.

comments

Folhas em movimento

resenhas desse livro
por Eduardo Barra

outros livros

share

Guilherme Mazza Dourado

Belle Époque dos Jardins

Guilherme Mazza Dourado

Senac São Paulo, 2011

Modernidade verde

Guilherme Mazza Dourado

Edusp, 2009

Oswaldo Arthur Bratke

Hugo Segawa and Guilherme Mazza Dourado

ProEditores, 1997


magazines

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided