Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Sergio Bernardes

Sergio Bernardes

Lauro Cavalcanti and Kykah Bernardes (Orgs.)
 

Artviva Editora, Rio de Janeiro; 1ª, 2010

edition: português
hardcover
300 p
21,5 x 26,7 cm
ISBN 9788599616093

(arquiteto e obra, biografia)

Sergio Bernardes

about the book

O livro Sergio Bernardes conterá ensaios que examinarão todas as facetas do homem que ajudou a escrever uma das ricas páginas de nossa arte no século XX, ao mesmo tempo em que buscava alternativas para o porvir. No início do século XXI o futuro chegou e a maioria das propostas de Bernardes são ousadas e oportunas, merecendo ampla difusão.

O projeto de edição do livro Sergio Bernardes pela Artviva Editora, com organização de Lauro Cavalcanti e Kykah Bernardes, tem por objetivo gerar as condições necessárias para a consulta e a informação que sem duvida, atesta a genialidade criativa de seu titular, mas também constitui fonte privilegiada para investigações em diversas áreas, divulgando ao publico em geral, aos pesquisadores e alunos de Universidades em especial.

Sergio Bernardes foi exímio arquiteto de prédios, designer de móveis, projetista de automóveis e aeroplanos, planejador urbano, pensador de sistemas, piloto de corridas, candidato a prefeito do Rio de Janeiro, professor e, sobretudo, uma pessoa cativante e irresistível para todos que o conheceram.

O Rio era uma das grandes paixões de Sergio. Viveu e amou a cidade, aproveitando-a e dedicando-se a ela como poucos. Distrito Federal, Guanabara ou Rio de Janeiro: independente do nome, durante quase setenta anos de sua carreira, para ela concebeu grande parte de seus planos, nela edificou a maior parte de suas obras e, nos anos 1980s, se candidatou ao cargo de prefeito.

A liberdade de seu pensamento teve a virtude de lembrar o alcance, potência e caráter inconformista que as idéias poderiam ter, em um ambiente profissional cada vez mais estagnado e conformado a dar formas a questões imediatas. Carioca militante e apaixonado testou os limites do projeto moderno e dos poderes do arquiteto.

Outro território importante dos inventos de Bernardes foi aquele dos materiais construtivos. Nos anos 1950s e 1960s a sua arquitetura empolgou os jovens arquitetos por sua simplicidade, elegância, ousadia e apuro no detalhamento. Mas, acima de tudo, pela maestria no uso de estruturas metálicas em país no qual o Modernismo havia se afirmado através da aplicação, quase exclusiva, do concreto armado. A busca de materiais alternativos levou Bernardes a inventar elementos que foram tão difundidos que, hoje, não nos damos conta da autoria de Bernardes. Entre eles se destacam o tijolo de vidro soprado, o bloco cerâmico vazado com seção de 10 cm e a cobertura ondulada “meio-tubo” de fibrocimento, definida por ele como “um alongamento por seis metros da telha colonial de barro”.

Um dos fascínios na obra de Bernardes é o modo desenvolto e detalhista com que transita nas escalas urbana, arquitetônica. O mesmo homem é capaz de conceber mega-sistemas políticos, hidroviários, urbanísticos, estruturas metálicas, poltronas, automóveis, telhas e os pormenores de funcionamento de um sistema de dobradiças ou de pequenos encaixes.

about the author

Lauro Cavalcanti
Arquiteto, antropólogo, curador e escritor. Autor de Arquitetura kitsch e Quando o Brasil era moderno (prêmios IAB, 1979 e 2001). Ganhou os prêmios da APCA e ABCA pela mostra e livro Roberto Burle Marx: a permanência do instável (2009).

Kykah Bernardes

how to quote

CAVALCANTI, Lauro; BERNARDES, Kykah (Orgs.). Sergio Bernardes. 1ª, Rio de Janeiro, Artviva Editora, 2010.

comments

Sergio Bernardes

resenhas desse livro
por Maria Cristina Cabral

outros livros

share

Lauro Cavalcanti

As preocupações do belo

Lauro Cavalcanti

Editora Taurus, 1995

Dezoito graus

Lauro Cavalcanti

Língua Geral, 2014

Modernistas na repartição

Lauro Cavalcanti (Org.)

Editora UFRJ, 1993

Quando o Brasil era moderno

Lauro Cavalcanti (Org.)

Aeroplano, 2001


magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided