Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

A invenção de um mundo

A invenção de um mundo

Coleção da Maison Européenne de la photographie, Paris

Jean- Luc Monterosso and Eder Chiodetto

Itau Cultural, São Paulo; 1ª edição, 2009
CDD 770 C532i

edition: português
paperback
244 p
21,5 x 24 x 1,7 cm
1050 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 978-85-85291-97-9

(fotografia)

about the book

Fotografar não para certificar-se do visível, mas para criar outras dimensões possíveis do espaço-tempo. Olhar e registrar não a aparência do entorno, mas a vertigem dos desejos, dos temores, dos sonhos segredados. Fotografar não o que os olhos veem, mas a imaginação criadora, onírica, irracional, subjetiva. Instaurar a dúvida, a dialética e a ironia onde reinava a aparência volátil de realidades fortuitas. Fotografar, inventar um mundo e, assim, representar o homem em todos os seus matizes.

Transfigurar a objetividade documental, o rigor formal e o flagrante para dar primazia à subjetividade, à abstração e à construção da cena foi uma atitude transgressora que sempre existiu de forma pulverizada na história da fotografia, porém, com ocorrência mais enfática na produção contemporânea.

Esta mostra, integrante do Ano da França no Brasil, faz um representativo recorte da produção comumente chamada de fotografia construída, com base no vasto acervo da Maison Européenne de la Photographie, Paris.

Contra a combalida ideia da assunção do real na fotografia, os artistas investiram na simulação, na busca de uma representação genuína de seus estados de ânimo ou de sua observação crítica do mundo pela via ficcional. Como numa espécie de teatro ou ato performático, a câmera escura passou a simbolizar um palco de representações e a imagem resultante a síntese de uma narrativa dirigida com forte apelo estético e ideológico.

Inventar um mundo, expandir o repertório da fotografia para, poética e metaforicamente, refletir e potencializar a complexidade e a subjetividade do homem contemporâneo.

Eder Chiodetto e Jean-Luc Monterosso
curadores

about the authors

Jean- Luc Monterosso
Jean-Luc Monterosso is Director of the Maison Européenne de la Photographie in Paris, and associate director of the publishing house Paris Audiovisuel

Eder Chiodetto
É jornalista e fotógrafo

how to quote

MONTEROSSO, Jean- Luc; CHIODETTO, Eder. A invenção de um mundo. Coleção da Maison Européenne de la photographie, Paris. São Paulo, Itau Cultural, 2009.

comments

A invenção de um mundo

outros livros

share

Eder Chiodetto

Araquém Alcântara

Eder Chiodetto (Org.)

Ipsis, 2013

Thomaz Farkas

Eder Chiodetto (Org.)

Ipsis, 2015


magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided