As construções de Brasília
As construções de Brasília
Heloisa Espada (Org.)
Instituto Moreira Salles, São Paulo; 1ª edição, 2010
edition: português
paperback
239 p
23 x 28 x 2 cm
1500 g
illustrated
fullcolor
photos
(fotografia)
about the book
As fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas realizadas em Brasília entre 1958 e a década seguinte estão entre os mais importantes testemunhos visuais sobre a construção da capital. Essa produção de qualidade notável que hoje integra o acervo do Instituto Moreira Salles é o mote central da exposição As construções de Brasília. além de trazer a público fotografias até hoje inéditas desses três artistas, a mostra reúne também obras de linguagens variadas, realizadas desde o período da fundação, que abordam a capital tanto no plano das aparências quanto no plano simbólico.
Ainda que não se proponha a esgotar um assunto tão amplo quanto a iconografia de uma cidade que foi, entre outras razões, projetada para ser fotografada, a exposição investe em trabalhos que revelam e questionam a imagem da capital como ícone nacional. Procurou-se criar um território em que é possível ser tocado pela audácia do empreendimento que foi edificar uma cidade moderna em três anos, pelas fragilidades e contradições de uma cidade viva, em constate destaque por ser o centro político do país.
Com o objetivo de despertar no visitante uma reflexão sobre algumas das diferentes feições adquiridas por Brasília em seus 50 anos, a mostra foi formatada em dois núcleos. Num primeiro momento, são apresentadas séries de fotográficas de Marcel Gautherot, Thomaz Frakas e Peter Scheier, junto de obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman sobre a edificação e os primeiros anos da capital. O segundo núcleo reúne trabalhos de Walter Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Luis Humberto, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz. De representação do país do futuro, a capital passa a ser vista como palco de crises econômicas e políticas. Sob certos ângulos, ela perde sua dimensão monumental, chegando a se confundir com outras cidades do país.
Heloísa Espada
Curadora - IMS
about the author
Heloisa Espada
Coordenadora de artes visuais de Instituto Moreira Salles e doutoranda em história e crítica de arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.