Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

As construções de Brasília

As construções de Brasília

Heloisa Espada (Org.)
 

Instituto Moreira Salles, São Paulo; 1ª edição, 2010

edition: português
paperback
239 p
23 x 28 x 2 cm
1500 g
illustrated
fullcolor
photos

(fotografia)

As construções de Brasília

about the book

As fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas realizadas em Brasília entre 1958 e a década seguinte estão entre os mais importantes testemunhos visuais sobre a construção da capital. Essa produção de qualidade notável que hoje integra o acervo do Instituto Moreira Salles é o mote central da exposição As construções de Brasília. além de trazer a público fotografias até hoje inéditas desses três artistas, a mostra reúne também obras de linguagens variadas, realizadas desde o período da fundação, que abordam a capital tanto no plano das aparências quanto no plano simbólico.

Ainda que não se proponha a esgotar um assunto tão amplo quanto a iconografia de uma cidade que foi, entre outras razões, projetada para ser fotografada, a exposição investe em trabalhos que revelam e questionam a imagem da capital como ícone nacional. Procurou-se criar um território em que é possível ser tocado pela audácia do empreendimento que foi edificar uma cidade moderna em três anos, pelas fragilidades e contradições de uma cidade viva, em constate destaque por ser o centro político do país.

Com o objetivo de despertar no visitante uma reflexão sobre algumas das diferentes feições adquiridas por Brasília em seus 50 anos, a mostra foi formatada em dois núcleos. Num primeiro momento, são apresentadas séries de fotográficas de Marcel Gautherot, Thomaz Frakas e Peter Scheier, junto de obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman sobre a edificação e os primeiros anos da capital. O segundo núcleo reúne trabalhos de Walter Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Luis Humberto, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz. De representação do país do futuro, a capital passa a ser vista como palco de crises econômicas e políticas. Sob certos ângulos, ela perde sua dimensão monumental, chegando a se confundir com outras cidades do país.

Heloísa Espada
Curadora - IMS

about the author

Heloisa Espada
Coordenadora de artes visuais de Instituto Moreira Salles e doutoranda em história e crítica de arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

how to quote

ESPADA, Heloisa (Org.). As construções de Brasília. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2010.

comments

As construções de Brasília

outros livros

share

Heloisa Espada

Raphael e Emygdio

Rodrigo Naves and Heloisa Espada (Orgs.)

Instituto Moreira Salles, 2013


magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided