Raphael e Emygdio
Raphael e Emygdio
Dois Modernos No Engenho de Dentro
Rodrigo Naves and Heloisa Espada (Orgs.)
Instituto Moreira Salles, São Paulo SP; 1ª Edição, 2013
CDD 707.4 D671re
edition: português
paperback
205 p
28 x 21 x 2 cm
750 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-85-8670-782-7
(artes plásticas)
about the book
O livro reúne desenhos e pinturas dos artistas Raphael Domingues (1912-1979) e Emygdio de Barros (1895-1986), que, diagnosticados como esquizofrênicos, frequentaram o ateliê de artes do Setor de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR) do Centro Psiquiátrico Nacional (atualmente Instituto Municipal Nise da Silveira), no bairro carioca do Engenho de Dentro. O ateliê de artes STOR do Centro Psiquiátrico Nacional foi fundado em 1946 pela psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) com o objetivo de criar alternativas aos procedimentos agressivos usados no tratamento de pacientes psiquiátricos naquele momento: a lobotomia, o choque elétrico e a injeção de insulina. Para a médica, a produção plástica era uma porta de entrada para a psique de seus pacientes, uma forma de comunicação com pessoas que tinham grande dificuldade de se expressar verbalmente. Raphael e Emygdio participaram dos primórdios do ateliê, tendo sido assistidos pelo artista Almir Mavignier, que foi monitor daquele espaço entre 1946 e 1951. Todos os trabalhos produzidos no ateliê foram guardados pela dra. Nise como fonte de informação sobre o estado psíquico e emocional dos pacientes. Mais tarde, em 1952, essas obras deram origem ao Museu de Imagens do Inconsciente.
about the author
Rodrigo Naves
Crítico de arte, professor e escritor. Um dos pioneiros no debate sobre artes plásticas no Brasil, firmou-se como uma das vozes mais consistentes da crítica cultural no país.
Heloisa Espada
Coordenadora de artes visuais de Instituto Moreira Salles e doutoranda em história e crítica de arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.