Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Raphael e Emygdio

Raphael e Emygdio

Dois Modernos No Engenho de Dentro

Rodrigo Naves and Heloisa Espada (Orgs.)
 

Instituto Moreira Salles, São Paulo SP; 1ª Edição, 2013
CDD 707.4 D671re

edition: português
paperback
205 p
28 x 21 x 2 cm
750 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-8670-782-7

(artes plásticas)

Raphael e Emygdio

about the book

O livro reúne desenhos e pinturas dos artistas Raphael Domingues (1912-1979) e Emygdio de Barros (1895-1986), que, diagnosticados como esquizofrênicos, frequentaram o ateliê de artes do Setor de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR) do Centro Psiquiátrico Nacional (atualmente Instituto Municipal Nise da Silveira), no bairro carioca do Engenho de Dentro. O ateliê de artes STOR do Centro Psiquiátrico Nacional foi fundado em 1946 pela psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) com o objetivo de criar alternativas aos procedimentos agressivos usados no tratamento de pacientes psiquiátricos naquele momento: a lobotomia, o choque elétrico e a injeção de insulina. Para a médica, a produção plástica era uma porta de entrada para a psique de seus pacientes, uma forma de comunicação com pessoas que tinham grande dificuldade de se expressar verbalmente. Raphael e Emygdio participaram dos primórdios do ateliê, tendo sido assistidos pelo artista Almir Mavignier, que foi monitor daquele espaço entre 1946 e 1951. Todos os trabalhos produzidos no ateliê foram guardados pela dra. Nise como fonte de informação sobre o estado psíquico e emocional dos pacientes. Mais tarde, em 1952, essas obras deram origem ao Museu de Imagens do Inconsciente. 

about the author

Rodrigo Naves
Crítico de arte, professor e escritor. Um dos pioneiros no debate sobre artes plásticas no Brasil, firmou-se como uma das vozes mais consistentes da crítica cultural no país.

Heloisa Espada
Coordenadora de artes visuais de Instituto Moreira Salles e doutoranda em história e crítica de arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

how to quote

NAVES, Rodrigo; ESPADA, Heloisa (Orgs.). Raphael e Emygdio. Dois Modernos No Engenho de Dentro. 1ª Edição, São Paulo SP, Instituto Moreira Salles, 2013.

comments

Raphael e Emygdio

outros livros

share

Heloisa Espada

As construções de Brasília

Heloisa Espada (Org.)

Instituto Moreira Salles, 2010


Rodrigo Naves

Goeldi

Rodrigo Naves

Cosac Naify, 1999

Nelson Félix

Rodrigo Naves

Cosac Naify, 1998


magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided