Militão Augusto de Azevedo
new
Militão Augusto de Azevedo
Fraya Frehse, Heloisa Barbuy and Rubens Fernandes Júnior
Cosac Naify, São Paulo SP Brasil; Cosac Naify Editora, 2012
edition: português
hardcover
216 p
27 x 27 x 2 cm
1600 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
978-85-405-0235-2
(fotografia)
about the book
Pioneiro da fotografia urbana, Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) foi o primeiro a organizar um álbum comparativo da cidade de São Paulo (1862-87). A estrutura editorial, inédita no Brasil na época, é reproduzida em menor escala nesta edição. Além de um ensaio fotográfico com imagens do álbum e muitas outras (comentadas), a edição traz três mapas comparativos que demarcam os locais fotografados por Militão em três tempos (1862, 1887 e 2012), uma lista das mudanças nominais dos logradouros e bibliografia.
O livro traz textos que contextualizam a produção de Militão e a relevância de seu trabalho para a preservação da memória da cidade. O ensaio do pesquisador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior foca a trajetória de Militão, sua repercussão e alguns aspectos técnicos de seu trabalho; Fraya Frehse, professora do Departamento de Sociologia da USP, observa a persistência de traços “caipiras” na metrópole em formação; e Heloisa Barbuy, professora de História na USP, analisa as mudanças na vida comercial da cidade a partir das imagens comparativas.
about the authors
Fraya Frehse
É mestre e doutora em Antropologia Social pela USP, e leciona na Escola de Sociologia e Política (ESP) e Escola da Cidade (EC).
Heloisa Barbuy
Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1981). Mestrado na linha de pesquisa de História da Cultura Material (FFLCH-DH/USP, 1995) e Doutorado na linha de História Urbana e Cultura Material (FAUUSP, 2001).
Rubens Fernandes Júnior