Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Traços e palavras

Traços e palavras

Sobre o processo projetual em arquitetura

Eduardo Jorge Felix Castells

Urbanismo e Arquitetura da Cidade

UFSC, Florianópolis, SC; 1ª Edição, 2012
CDD 72.011.1 C348t

edition: português
paperback
184 p
15 x 20 x 2 cm
250 g
B&W
ISBN 978-85-328-0624-6

(projeto de arquitetura)

Traços e palavras

about the book

Traços e palavras é um livro sobre ‘métodos de projetação’ em arquitetura. Talvez seria mais correto falar em ‘lógicas de projetação’, como o próprio autor diz preferir, por considerá-lo um termo mais abrangente.

Há um recorte da temática, privilegiando os momentos iniciais do processo projetual, onde a graficação/representação é apenas o registro material impreciso de um pensar/idealizar.

Já nas primeiras linhas se afirma que o propósito que orientou a escrita visava atingir dois objetivos: por um lado, chamar a atenção para certas derivações não desejáveis nem convenientes da universalização no uso dos meios digitais de representação; e pelo outro, dar maior divulgação a alguns modelos de organização da produção projetual, que hoje se evidenciam mais adequados ao nível tecnológico dos equipamentos disponíveis nos escritórios de projeto.

Diretamente ligado a tais propósitos está o perfil de quem pode se supor que seja o leitor preferencial: estudantes de arquitetura e jovens arquitetos ainda pouco experientes. Por isto a linguagem: simples e direta, evitando em todo momento o discurso de elaboração mais sofisticada que costuma caracterizar a denominada produção acadêmica científica. O livro se apresenta como um manual de apoio, antes que como tratado sobre uma temática específica.

Está estruturado em três partes. A primeira aborda a questão dos ‘métodos e lógicas’ de projeto propriamente ditos, nisso incluindo alguns referenciais históricos. A segunda parte discorre sobre os ’procedimentos e rotinas’ que aplicam mos arquitetos quando se encontram em situação de projeto, isto é, nos momentos do processo em que efetuam atividade projetual em si. A terceira e última parte focaliza nas particularidades das ‘práticas e modalidades’, ou seja, dos ‘modos de fazer’ projetos de arquitetura.

Neste último trecho é onde se fazem presente algumas das observações mais agudas do texto, porque estão referidas aos diferentes modelos organizativos das equipes que desenvolvem prática projetual. Corresponde destacar que o autor se manifesta francamente favorável à opção de que o ‘projetar’ seja, estando já entrado o século XXI, uma elaboração de equipe, antes que uma atividade que se realiza individualmente, de maneira isolada. E apresente argumentos sólidos para manifestar essa opção preferencial.

about the author

Eduardo Jorge Felix Castells
Arquiteto e urbanista graduado pela Universidad Nacional de La Plata (1970, Argentina). É professor associado da UFSC. Leciona nas áreas de Projetos Urbanos e de Arquitetura.

how to quote

FELIX CASTELLS, Eduardo Jorge. Traços e palavras. Sobre o processo projetual em arquitetura. Urbanismo e Arquitetura da Cidade, 1ª Edição, Florianópolis, SC, UFSC, 2012.

comments

Traços e palavras

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided