Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

São Cristóvão

São Cristóvão

Memória e esperança

Hélio Brasil

Coleção Cantos do Rio

Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, SMC, AGCRJ, Relume Dumará, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2004

edition: português
paperback
132 p
11 x 16 x 1,2 cm
250 g
ISBN 85-7316-371-2

(história do urbanismo, preservação do patrimônio)

São Cristóvão

about the book

Conhecido como Bairro Imperial, São Cristóvão pode ser considerado um museu a céu aberto tal a representatividade histórica e simbolismo deste pedaço da cidade. Fundado pelos jesuítas no século XVI, o bairro iniciou o movimento de expansão da cidade rompendo com os obstáculos naturais representados pelos morros que cercavam a área que hoje é o Centro do Rio. Distante da confusão e dos cortiços do Castelo, a sesmaria jesuítica se tornou residência da realeza durante o Império e originou os demais bairros que viriam a formar a Zona Norte carioca.

Nos primórdios da República, São Cristóvão foi profundamente marcado pelas transformações políticas e sociais, perdendo o status de Corte para se transformar em subúrbio de classe média. Mais tarde, foi um dos primeiros bairros a sofrer grandes modificações com a forte urbanização dos anos 30 e 60, ganhando o Pavilhão de São Cristóvão, marco arquitetônico da cidade. Aos poucos, o local perdeu seu ar bucólico, se tornando um bairro de passagem, praticamente esquecido em meio ao movimento de carros e ônibus.

Helio Brasil se vale de suas memória pessoais sobre o bairro para revelar ao leitor o São Cristóvão que se esconde embaixo dos viadutos e além das avenidas movimentadas, à espera de reconhecimento e preservação.

about the author

Hélio Brasil
Formado em Arquitetura, trabalhou no BNDES.Lecionou em diversos cursos de arquitetura durante quase meio século. Paralelamente, dedicava-se à literatura.

how to quote

BRASIL, Hélio. São Cristóvão. Memória e esperança. Coleção Cantos do Rio, Rio de Janeiro, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, SMC, AGCRJ, Relume Dumará, 2004.

comments

São Cristóvão

resenhas desse livro
por Nireu Cavalcanti

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided