Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Los Manantiales, arquiteto Felix Candela. Foto Ricardo Medrano

abstracts

português
Victor Hugo Mori comenta sua viagem a Fatehpur Sikri, Índia, cidade construída para ser capital do Império Mongol, mas que durou apenas quatorze anos.


how to quote

MORI, Victor Hugo. Fatehpur Sikri, Índia. Uma cápsula do tempo. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 037.02, Vitruvius, mar. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.037/3403>.


A cidade de Fatehpur Sikri foi projetada e construída pelo imperador Akbar, no século 16, para ser a capital do Império Mongol. Esta capital só durou quatorze anos (1571-1575) e teve que ser abandonada e transladada para Agra, provavelmente por falta d’água. O local foi escolhido em função de abrigar a tumba de um homem santo muçulmano, Salim Chishti, a quem Akbar era devoto e construiu no local da tumba a Mesquita de Jami Majid.

A cidade foi esquecida não só pelos imperadores subseqüentes, mas por toda a sociedade, e só foi redescoberta por arqueólogos ingleses. Não foi como Pompéia...

Quase todas as construções eram de arenito vermelho do local, inclusive os telhados são executados com imensas lajes de pedra esculpidas em relevo imitando telhas de barro. A arquitetura e praças (pátios) foram preservadas da mata, sem as caixilharias, móveis e objetos retirado na época do seu abandono.

É uma cápsula do tempo que abriga toda uma cidade capital de um dos maiores impérios da Ásia. É um sítio arqueológico sem construções arruinadas... Uma cidade inteira parada no tempo. Só a mesquita funciona, pois continua sendo um lugar sagrado. Destaque para a Casa da Sultana, com o telhado de pedra imitando telhas de barro, e o uso artístico-urbanístico dos tanques de água, que foram insuficientes para abastecer uma capital com vários palácios e vários Diwans (local de audiência do imperador).

comments

037.02 Roteiro de viagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

037

037.01 Ensaio fotográfico

Brasília: mais do mesmo

Eduardo Pierrotti Rossetti

037.03 Exposição

Cor, corte, ferrugem

Guilherme Wisnik

037.04 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Michel Gorski

037.05 Editorial

No espírito da Copa do Mundo

Michel Gorski and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided