Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Vale do Anhangabaú, São Paulo. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Rogelio Salmona, maestro da arquitetura latino-americana, registrou seu talento nos espaços urbanos da capital da Colômbia, Bogotá.


how to quote

GHIONE, Roberto. O arquiteto e a cidade. Projetos de Rogelio Salmona em Bogotá. Arquiteturismo, São Paulo, ano 07, n. 082.04, Vitruvius, dez. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/07.082/5004>.


“Os espaços públicos excepcionais não existem sós; tem surgido com e desde a arquitetura”
Rogelio Salmona

Arquitetura e cidade constituem (ou deveriam constituir) uma unidade indissolúvel. A primeira é matéria e essência da segunda. O valor da arquitetura e a integração da mesma no contexto urbano determinam a qualidade da cidade, a identidade social e o senso de pertencimento dos habitantes aos lugares configurados por aquela. Estes conceitos, verificáveis na tradição arquitetônica e urbanística, tiveram ruptura durante a cultura da modernidade no Século 20. O modelo urbano do Movimento Moderno transformou a relação entre cheios e vazios públicos e valorizou o edifício-objeto autônomo e isolado em detrimento da configuração dos lugares estimulantes da convivência cidadã. Essa cultura, difundida até hoje nas cidades brasileiras, provocou uma perda de referências mediante a unificação das imagens urbanas com arquitetura para o mercado imobiliário, repetitiva e burocrática, correspondente com o acelerado processo de crescimento e densificação.

Torres do Parque e Praça de toros
Foto Roberto Ghione

Encontrar, no contexto latino americano, exemplos de valorização da cidade através da arquitetura, motiva a reflexão necessária acerca dos caminhos alternativos capazes de superar uma consciência fragmentada que hoje subordina o crescimento urbano a imagens medíocres e banais. Essa reflexão assume um valor especial se consideramos que a maioria dos exemplos de referência é de arquitetura residencial, que por repetição configura a imagem da cidade e os espaços urbanos.

Rogelio Salmona, maestro da arquitetura latino-americana, teve o talento e a possibilidade de configurar espaços urbanos em Bogotá. As Torres do Parque, projetadas em 1965 e localizadas entre o Parque da Independência e a Praça de toros da cidade, são um exemplo exímio de arquitetura residencial que marca a imagem urbana, valoriza o patrimônio cultural e promove a integração dos espaços públicos com o conjunto projetado.

Torres do Parque
Foto Roberto Ghione

A geometria circular da Praça de toros determina a organização das três torres do conjunto com expressão plástica em leque escalonado, que explora a tipologia de duplex com circulações horizontais em pavimentos alternados e arremates com terraços. A relação geométrica e de materiais com a Praça de toros valoriza o monumento emblemático e o integra e projeta para toda a cidade. O conjunto de grande altura, encravado no pé da Serra Oriental, em um local estratégico de Bogotá, constitui hoje uma referência de alto significado urbano. A expressão da técnica construtiva do tijolo, assim como a preocupação com os acabamentos, integra, nesta obra, a escala urbana e os detalhes resolvidos com notável sabedoria.

Torres do Parque
Foto Roberto Ghione

Após quase meio século, o conjunto preserva a qualidade urbana e arquitetônica. A integração entre a rua e o parque se produz através da área social, onde se encontram locais de uso misto, que estimulam o convívio entre moradores e transeuntes.

A poucos metros, Salmona projetou os edifícios El Museo, em 1970, (em referência ao Museu Nacional de Colômbia, localizado nas imediações) e o edifício do Colégio de Arquitetos de Colômbia, resultado de um concurso vencido em 1967, cuja cobertura abrigou o escritório do arquiteto. Esses edifícios, articulados por uma escadaria pública que vincula a Carrera 10 (uma das avenidas estruturantes da cidade) com o acesso à Praça de toros, integram-se através de eixos visuais e relação de materiais com as Torres do Parque.

Torres do Parque
Foto Roberto Ghione

Perto dos edifícios citados, Salmona projetou em 1975 o Museu de Arte Moderna, acessado por uma escadaria em tijolos dirigida para uma das Torres do Parque, incorporada ao espaço do museu. A estratégia de integrar edifícios mediante eixos visuais, relações de materiais e continuidade do espaço público resulta válida para realizar intervenções sucessivas orientadas por uma visão de contexto que utiliza a arquitetura como instrumento para valorizar a cidade.

Em outra área, na periferia do bairro La Candelária, no Centro Histórico de Bogotá, Salmona projetou a Renovação urbana Nueva Santa Fe em 1985, o edifício para o Arquivo Geral da Nação em 1988 e o Centro Cultural Nueva Santa Fe em 1994, três intervenções que dialogam entre si e valorizam a estrutura da cidade.

Torres do Parque
Foto Roberto Ghione

A Renovação Urbana Nueva Santa Fe é um conjunto residencial de habitação popular que assume a estrutura maciça das quadras urbanas, com residências organizadas em torno de pátios internos, usos mistos externos e calçadas articuladas para passeio público e para extensão das atividades previstas no pavimento térreo. A estrutura das quadras possui uma complexidade interna que as dividem em pátios menores articulados por espaços que integram as circulações horizontais e resolvem os desníveis do terreno.

O módulo definidor da estrutura da urbanização residencial se repete no edifício do Arquivo Geral da Nação, organizado em dois blocos relacionados mediante um pátio aberto que os articulam com o conjunto residencial. A variação de cores dos tijolos diferencia as intervenções, assim como a composição maciça ritmada com aberturas em diferentes escalas.

Edifícios El Museo, Colegio de Arquitetos de Colombia e Torres do Parque integrados por escadaria pública
Foto Roberto Ghione

O Centro Cultural Nueva Santa Fe explora temas recorrentes na arquitetura de Salmona, como o pátio, os muros vazados e a vivencia total do edifício, integrando com um senso de continuidade uma seqüência de sensações, desde o acesso até os percursos na cobertura. A tecnologia do tijolo, com extremo cuidado nos detalhes construtivos, o integra com os outros edifícios do contexto.

Se a arquitetura de Salmona configura a cidade, as intervenções diretas no espaço público a qualificam. Entre 1998 e 2000 foi construído o projeto da recuperação do Eixo Ambiental Avenida Jiménez, que transformou a antiga avenida em área para pedestres integrada com o sistema de transporte público. A memória de um antigo rio coberto foi recuperada através de um canal de água estruturante.

Museu de Arte Moderna de Bogotá e Torres do Parque
Foto Roberto Ghione

Projetar “fazendo cidade” é um desafio que merece ser assumido nas cidades brasileiras como processo de superação da visão fragmentada de edifícios autistas e isolados. Os bons exemplos merecem divulgação, especialmente aqueles de realidades urbanísticas e sociais semelhantes. A arquitetura latino americana tem muitos aportes que só precisam ser reconhecidos e difundidos como alternativa à divulgação globalizada tendenciosa.

Renovação urbana Nueva Santa Fé
Foto Roberto Ghione

Através dos exemplos apresentados, Salmona ensina que é possível valorizar as cidades com arquitetura residencial integrada com espaços públicos e com edifícios institucionais, assim como demonstra a importância de localizar usos mistos capazes de estimular a convivência social e a utilização dos exteriores. Ensina, também, que arquitetura qualificada mediante a coerência construtiva, a preocupação com os detalhes e com a plasticidade resultante da própria técnica, beneficia a toda a cidade. Ensina, em definitivo, que é possível fazer cidades melhores com os projetos do dia a dia. É só dar uma oportunidade à arquitetura.

Renovação urbana Nueva Santa Fé
Foto Roberto Ghione

sobre o autor

Roberto Ghione, arquiteto formado pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Pós-graduado em Planejamento Urbano, Crítica Arquitetônica e Preservação do Patrimônio pela Universidad Católica de Córdoba. Titular do escritório Vera Pires Roberto Ghione Arquitetos Associados, Recife PE.

comments

082.04 arquitetura da cidade
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

082

082.01 patrimônio

Santa Teresa, Espírito Santo

Eliane Lordello

082.02 viagem de estudo

Sustainable Intelligent Manufacturing 2013

Gabriela Celani

082.03 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

082.05 crônica

Os passageiros ao meu lado

Mario Yoshinaga

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided