A Colônia do Paiol se insere no contexto das comunidades quilombolas em Minas Gerais, particularmente na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. A comunidade está localizada no município de Bias Fortes/MG, com população aproximada de 600 moradores. Na origem desta ocupação quilombola, recuamos ao ano de 1891, com a doação de terras feita pelo fazendeiro José Ribeiro Nunes a nove de seus ex-escravos, a saber Tobias, Gabriel, Adão, Justino, Quirino, Maria Creola, Camila Parda, Sebastião e Justiniano. Atualmente, os descendentes destes herdeiros permanecem na Colônia. O processo de regularização das terras da Colônia do Paiol foi aberto em 2004, ainda com questões em aberto no tocante à regularização. A comunidade é estudada no âmbito do projeto “Territorialidades Quilombolas e Agroecologia”com o financiamento do CNPq/MDA; PROEX/UFJF; Propesq/UFJF; Prograd/UFJF, sob a coordenação do Professor Leonardo Carneiro. O ensaio aqui retratado se insere com a proposta de colaboração no programa Jornadas de Planejamento Municipal, vinculaco ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, que coordenamos, com o apoio da Fapemig, CNPq e Capes.
sobre os autores
Fabio Jose Martins de Lima é arquiteto (EAU UFMG, 1989), mestre (FAU UFBA, 1994) e doutor (FAU USP, 2003). Fez estágio pós-doutoral na IUAV di Venezia (2011-2012), com apoio CAPES, sob a orientação dos Professores Donatella Calabi e Guido Zucconi. É professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da UFJF, a partir de 1999, onde coordena o grupo Urbanismomg, com apoio CNPQ, FAPEMIG, Min Cidades e MinC.
Clara Xavier Marques é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2013, como Bolsista de Iniciação Científica, no projeto “Pelas Cidades: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A.”, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.
Daniela Pereira Almeida é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2013, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.
Daniela Leão, é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2014, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.
Paula Martins Henriques Furtado é graduanda do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2014, como Bolsista de Iniciação Científica, no projeto “Pelas Cidades: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A.”, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.