Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Piazza del Plebiscito, Nápoles. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A Colônia do Paiol se insere no contexto das comunidades quilombolas em Minas Gerais, particularmente na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. A comunidade está localizada no município de Bias Fortes/MG, com população aproximada de 600 moradores.

english
The Colônia do Paiol, is in the context of quilombolas communities in Minas Gerais, particularly in the region of the Zona da Mata. The community is located in the municipality of Bias Fortes, with a population of approximately 600 residents.


how to quote

LIMA, Fabio Jose Martins de; MARQUES, Clara Xavier; ALMEIDA, Daniela Pereira; LEÃO, Daniela; FURTADO, Paula Martins Henriques. Colônia do Paiol, Minas Gerais, Brasil. Um caso de estudo. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 094.03, Vitruvius, dez. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.094/5411>.


A Colônia do Paiol se insere no contexto das comunidades quilombolas em Minas Gerais, particularmente na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. A comunidade está localizada no município de Bias Fortes/MG, com população aproximada de 600 moradores. Na origem desta ocupação quilombola, recuamos ao ano de 1891, com a doação de terras feita pelo fazendeiro José Ribeiro Nunes a nove de seus ex-escravos, a saber Tobias, Gabriel, Adão, Justino, Quirino, Maria Creola, Camila Parda, Sebastião e Justiniano. Atualmente, os descendentes destes herdeiros permanecem na Colônia. O processo de regularização das terras da Colônia do Paiol foi aberto em 2004, ainda com questões em aberto no tocante à regularização. A comunidade é estudada no âmbito do projeto “Territorialidades Quilombolas e Agroecologia”com o financiamento do CNPq/MDA; PROEX/UFJF; Propesq/UFJF; Prograd/UFJF, sob a coordenação do Professor Leonardo Carneiro. O ensaio aqui retratado se insere com a proposta de colaboração no programa Jornadas de Planejamento Municipal, vinculaco ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, que coordenamos, com o apoio da Fapemig, CNPq e Capes.

sobre os autores

Fabio Jose Martins de Lima é arquiteto (EAU UFMG, 1989), mestre (FAU UFBA, 1994) e doutor (FAU USP, 2003). Fez estágio pós-doutoral na IUAV di Venezia (2011-2012), com apoio CAPES, sob a orientação dos Professores Donatella Calabi e Guido Zucconi. É professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da UFJF, a partir de 1999, onde coordena o grupo Urbanismomg, com apoio CNPQ, FAPEMIG, Min Cidades e MinC.

Clara Xavier Marques é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2013, como Bolsista de Iniciação Científica, no projeto “Pelas Cidades: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A.”, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.

Daniela Pereira Almeida é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2013, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.

Daniela Leão, é graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2014, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.

Paula Martins Henriques Furtado é graduanda do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vinculada ao Núcleo Urbanismo.MG/UFJF, a partir de 2014, como Bolsista de Iniciação Científica, no projeto “Pelas Cidades: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S.A.”, colabora também no Programa “Jornadas de Planejamento Municipal” desenvolvido pelo Núcleo.

comments

094.03 viagem de estudo
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

094

094.01 guia online

Sobre os Passeios de Arquitetura IAB/SP

Rafael Schimidt

094.02 paisagem urbana

Itália medieval

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

094.04 fotonovela

A reviravolta maravilhosa na vida de uma manequim!

Michel Gorski and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided