A restauração da capela-mor da Igreja Matriz da Candelária em Itu foi a última obra acompanhada pelo colega Arq. Mauro Bondi. As fotomontagens foram feitas a seu pedido, assim como as imagens das 3 mais antigas Sinagogas da Península Ibérica que mostrarei a seguir em sua homenagem. Na Matriz ituana se encontraram os dois mais importantes pintores coloniais paulistas: o padre Jesuíno do Monte Carmelo (telas do Novo Testamento nas paredes laterais) e Patrício da Silva Manso (forro).
No processo de restauro conduzido pela equipe do restaurador Júlio Moraes foram encontradas as pinturas sobre madeira imitando azulejos de Matias Teixeira da Silva (1788) com cenas do Velho Testamento, que emolduravam as telas de Jesuíno. Essa foi a justificativa da decisão correta do Mauro, para a retirada do Cadeiral que ocultava as principais cenas, como a Fuga do Egito e o Sacrifício de Isaac.
sobre o autor
Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).