Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Forro do Convento de Santo Antônio de Igarassu PE. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
O restauro da capela-mor da Igreja Matriz da Candelária, foi feita sob a responsabilidade do restaurador Júlio Moraes. Quando lá chegar, olha para o alto e veja o forro pintado por Patrício da Silva Manso!


how to quote

MORI, Victor Hugo. Restauração da capela-mor da Igreja Matriz da Candelária de Itú. Olha para o alto! #03. Arquiteturismo, São Paulo, ano 15, n. 168.03, Vitruvius, mar. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/15.168/8150>.


A restauração da capela-mor da Igreja Matriz da Candelária em Itu foi a última obra acompanhada pelo colega Arq. Mauro Bondi. As fotomontagens foram feitas a seu pedido, assim como as imagens das 3 mais antigas Sinagogas da Península Ibérica que mostrarei a seguir em sua homenagem. Na Matriz ituana se encontraram os dois mais importantes pintores coloniais paulistas: o padre Jesuíno do Monte Carmelo (telas do Novo Testamento nas paredes laterais) e Patrício da Silva Manso (forro).

No processo de restauro conduzido pela equipe do restaurador Júlio Moraes foram encontradas as pinturas sobre madeira imitando azulejos de Matias Teixeira da Silva (1788) com cenas do Velho Testamento, que emolduravam as telas de Jesuíno. Essa foi a justificativa da decisão correta do Mauro, para a retirada do Cadeiral que ocultava as principais cenas, como a Fuga do Egito e o Sacrifício de Isaac.

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

168.03 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

168

168.01 arquitetura identitária

Arquitetura vernacular enxaimel

Diego da Silva Saviak

168.02 ensaio fotográfico

Sacristia da Catedral de Toledo

Victor Hugo Mori

168.04 ensaio fotográfico

Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo

Victor Hugo Mori

168.05 ensaio fotográfico

Batistério de João Batista em Florença

Victor Hugo Mori

168.06 ensaio fotográfico

Convento de Santo Antonio de Igarassu

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided