Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Fernando Magalhães Chacel, o mais importante paisagista brasileiro após Roberto Burle Marx, faleceu no dia 7 de março de 2011. O texto de Eduardo Barra é um emocionado e emocionante depoimento sobre o paisagista.

how to quote

BARRA, Eduardo. Fernando Chacel. Paisagismo internacional perde um grande mestre. Drops, São Paulo, ano 11, n. 042.01, Vitruvius, mar. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.042/3791>.


Fernando Chacel, 1931-2011
Foto Eduardo Barra


Fernando Magalhães Chacel nos deixou em pleno domingo de Carnaval. Conhecendo seu espírito brincalhão, chega a soar como ironia. Avesso a elogios e a qualquer forma de louvação, surpreendeu os amigos em viagem no feriadão momesco, inviabilizando comovidas homenagens de corpo presente, ainda que merecidas. Foi enterrado no Rio de Janeiro no dia seguinte, 7 de março, com uma simplicidade que na certa aprovou, entre parentes e amigos despreparados para o triste evento. Ameaçava chover.

Mestre de várias gerações, apesar de negar qualquer título e de sua reconhecida falta de disciplina acadêmica, contribuiu de forma inestimável para ampliar a concepção do ofício do arquiteto paisagista no Brasil, evitando posturas meramente cosméticas – sem que isso signifique descompromisso com a beleza – e impregnando seus trabalhos com profundo conhecimento de nossa legislação ambiental, de nossas paisagens e das intrincadas relações bióticas envolvidas em seu manejo.

Conseguiu transmitir paixão pelas questões ambientais para clientes de formações e intenções diversas, que lhe retribuíram com oportunidades para desenvolver simultaneamente teorias e práticas, aplicadas a cada situação específica, tudo isso embalado com doses de humildade, extremo respeito pela opinião alheia, bom humor e muita vontade de acertar. Com tal “jeitinho”, convenceu uma construtora comercial do Rio de Janeiro a implantar e manter com esmero, por 18 anos consecutivos, antes que viesse a cravar a estaca inaugural da primeira edificação, um verdadeiro parque linear de mangue e restinga, totalmente inédito na época e hoje compreendido como objeto único de estudo e exemplo a ser seguido por profissionais de todas as partes do mundo.

Também levou o empreendedor de grande condomínio em Búzios, RJ, a abdicar de muitos lotes em favor da manutenção e regeneração de fragmentos de vegetação de restinga, cedendo ainda grande extensão de terra para a formação de um grande lago, resultado da exposição do lençol freático bastante superficial no local. Em paralelo, lutou como nunca pela preservação do último remanescente de floresta paludosa de restinga na Barra da Tijuca e se envolveu de corpo e alma para livrar o Parque do Flamengo da ameaça da implantação de monumental e grotesco complexo comercial.

Suas palestras, tratadas com informalidade e recheadas de comentários inusitados, convertiam-se em concorridas aulas, já que sempre extrapolavam o exemplo demonstrado e instigavam a imaginação e a capacidade criativa da platéia. Ao fim de suas exposições, os profissionais e estudantes presentes sentiam vontade de correr para a prancheta ou computador para rever os conceitos de seus projetos em andamento. Nos últimos anos, Chacel adotou o tema recorrente da ecogênese – conjunto de estudos multidisciplinares que busca a regeneração de áreas degradadas com total respeito às associações vegetais originais de cada ecossistema –, fruto da intensa troca que manteve durante anos com eminentes profissionais de outras áreas, como o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e o geomorfologista Aziz Ab’Sáber (1).

Por ocasião do 46º Congresso Internacional da IFLA, sediado no Rio de Janeiro em 2009 pela ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, Chacel brilhou como a estrela que era, inaugurando exposição individual de sua obra, participando de sala especial na mostra da ABAP e apresentando novos trabalhos para uma platéia internacional manifestamente extasiada, além de revelar-se exímio sanfoneiro ao se apresentar com sua banda durante o jantar de gala do evento. Quatro dias depois, foi hospitalizado, permanecendo dezesseis meses afastado das atividades profissionais. Hoje, já faz muita falta para todos nós – afinal, quantas gerações serão necessárias para gerar outro arquiteto paisagista tão completo?

nota

NE
O autor escreveu o presente texto para atender às solicitações do IAB-RJ, da ABAP, da IFLA e do portal Vitruvius.

1
Ver CHACEL, Fernando Magalhães. Paisagismo e ecogênese. Rio de Janeiro; Fraiha, 2001.

sobre o autor

Eduardo Barra é arquiteto paisagista, ex-presidente (2005-2008) da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

 

comments

042.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

042

042.02

Arquitectos de familia

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

042.03

A política cultural e os museus

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

042.04

Poetics and responsibility of a paper tube

Flávio Coddou

042.05

As tragédias e o essencial da dinâmica evolutiva da escarpa da Serra do Mar

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided