Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O perfil Narrativas Fotográficas (https://www.instagram.com/narrativasfotograficas), no Instagram, apresenta possíveis abordagens da relação transdisciplinar entre as cidades e as fotografias.

english
The Narrativas Fotográficas profile (https://www.instagram.com/narrativasfotograficas), on Instagram, presents possible approaches to the transdisciplinary relationship between cities and photographs.

español
El perfil de Narrativas Fotográficas (https://www.instagram.com/narrativasfotograficas), en Instagram, presenta posibles aproximaciones a la relación transdisciplinar entre ciudades y fotografías.

how to quote

SOARES, Eduardo Oliveira. Narrativas fotográficas no Instagram - 2. Drops, São Paulo, ano 22, n. 169.03, Vitruvius, out. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/22.169/8310>.



As afinidades e contradições entre as cidades e as suas representações instigam pesquisas com as mais diversas abordagens. Este é o tema da tese Tempos e territórios transluzidos: narrativas fotográficas instantâneas nas redes sociais sobre o Campus Universitário Darcy Ribeiro (1) defendida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU UnB.

A natural transdisciplinaridade que emerge deste tema instigou a criação de um perfil em uma rede social para a apresentação de alguns tópicos da pesquisa. O perfil Narrativas Fotográficas (2), no Instagram, contempla seleção de imagens de fotógrafos e fotógrafas que registram vários locais, em todo o Brasil, de uma maneira peculiar. Também indica algumas pesquisas relacionadas às narrativas, às fotografias e às cidades.

O perfil é um canal que reelabora a narrativa acadêmica. Aliás, é uma metanarrativa, pois aborda fotografias e redes sociais por meio de fotografias nas redes sociais. Com certeza apresenta uma narrativa demasiadamente fragmentária, mas, por isso mesmo, é um convite para um instante de pausa no rápido processo que é visualizar publicações nas redes sociais e, mais especificamente, no Instagram.

Há, na atualidade, uma abundância de produção e circulação de fotografias que, em conjunto com a multiplicidade de possibilidades de leituras, pode ofuscar as relevantes informações presentes em uma única captura fotográfica. Ao parar um instante para olhar atentamente uma imagem, tentando descobrir ou lhe atribuir um sentido, pode-se estabelecer uma conexão tanto com o tema fotografado, quanto com a pessoa que a capturou.

As pesquisas acadêmicas sobre a sociedade podem e devem transpor seu formato inicial a fim de serem conhecidas. Mais que isso, devem dialogar com um público mais amplo.

As representações sobre as cidades se reinventam continuamente, acompanhando as mudanças na sociedade. Paralelamente, as redes sociais dedicadas a imagens registram, divulgam e influenciam modos de projetar, construir e perceber as cidades. Em cada superfície de uma fotografia se imiscuem o tema e a abordagem utilizada por quem realizou a captura fotográfica. Criação cheia de nuances que pode ser avaliada sob diversos aspectos.

O perfil Narrativas Fotográficas apresenta de maneira enxuta possíveis abordagens da relação transdisciplinar entre as cidades e as fotografias.

notas

NE – O presente artigo é uma versão atualizada de: SOARES, Eduardo Oliveira. Narrativas fotográficas no Instagram. Drops, São Paulo, ano 21, n. 166.08, Vitruvius, jul. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.166/8187>.

1
SOARES, Eduardo Oliveira. Tempos e territórios transluzidos: narrativas fotográficas instantâneas nas redes sociais sobre o Campus Universitário Darcy Ribeiro. Orientadora Ana Elisabete de Almeida Medeiros. Tese de doutorado Brasília, FAU UnB, 2021 <https://repositorio.unb.br/handle/10482/41342>.

2
Narrativas Fotográficas <https://www.instagram.com/narrativasfotograficas>.

sobre o autor

Eduardo Oliveira Soares é arquiteto e urbanista (UFPEL, 1995), especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB, 2008), mestre (UnB, 2013) e doutor (UnB, 2021) em arquitetura e urbanismo.

 

comments

169.03 instagram e pesquisa
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

169

169.01 educação

As professoras e os donos do fazendão

Carlos A. Ferreira Martins

169.02 exposição

A simbiose de forma e cor em Luiz Sacilotto

Ethel Leon

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided