Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista com um dos mais importantes arquitetos do movimento Deconstrutivista, que fala da arquitetura contemporânea e dos novos projetos na Espanha

english
Interview with one of the most important architects of the deconstructive movement who speaks about contemporary architecture and new projects in Spain

español
Entrevista con uno de los más importantes arquitectos del movimiento Deconstructivista, que habla de la arquitectura contemporánea y de los nuevos proyectos en España

how to quote

MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia. Peter Eisenman. Entrevista, São Paulo, ano 06, n. 023.02, Vitruvius, jul. 2005 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/06.023/3314>.


Aronoff Center for Design and Art , Universidade de Cincinnati. Arquiteto Peter Eisenman

Arquiteto Peter Eisenman
Entrevista e texto por Fredy Massad e Alicia Guerrero Yeste

“Rem Koolhaas, Jacques Herzog, Zaha Hadid, eu: adquirimos o prestígio de sermos capazes de produzir obras simbólicas. Na Europa, os políticos não nos perguntam o quê estamos fazendo, apenas nos dizem faça-o. Querem um símbolo”, afirma Peter Eisenman, um dos nomes fundamentais da arquitetura contemporânea, em seu estúdio em Nova York.

Referido constantemente como o representante quase paradigmático das tendências sob as quais foi definido o comportamento da arquitetura nas últimas décadas, Eisenman opta (aos setenta e três anos) por se auto-aplicar a mais despojada e essencial definição do seu fazer: a de arquiteto. “Podem me qualificar de arquiteto crítico ou arquiteto deconstrutivista, mas eu entendo que o que faço é simplesmente pura arquitetura. Quero estar no centro do que é necessário para a disciplina e não em sua margem. Por isso, resisto em ser incluído em uma categoria que não a da própria arquitetura”.

“Creio na permanência da disciplina. Creio que sei tanto da disciplina como qualquer outro arquiteto em exercício e, às vezes, me considero também um estudante de arquitetura. Nesse sentido, me considero uma pessoa conservadora. Mas não no que diz respeito ao estilo ou às teorias”.

Habitação coletiva, IBA, Berlim. Arquiteto Peter Eisenman

comments

023.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

share

023

023.01

José Cláudio Gomes

Adalberto Retto Jr., Norma Regina Truppel Constantino and Marta Enokibara

023.03

Lucio Costa

Giovanna Ortiz de Oliveira

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided