Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Escola Estadual União de Vila Nova II. Projetos, São Paulo, ano 05, n. 059.02, Vitruvius, nov. 2005 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/05.059/2566>.


A Escola Estadual União de Vila Nova II é uma unidade escolar do Estado de São Paulo para alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental, com 15 salas de aula, inserida no precário ambiente urbano da Favela Pantanal, que veio para substituir uma antiga escola no mesmo local destruída por um incêndio.

Sua solução praticamente repete a implantação de uma primeira experiência dos arquitetos com estrutura pré-fabricada em concreto, realizada em Campinas (E1B), comprovando o conceito de padronização e repetição sugerida pelo sistema do FDE e pelo processo construtivo em estruturas pré-moldadas.

Esta solução se caracteriza pelo volume da quadra esportiva integrada à escola, posicionada no pavimento térreo, quase como uma extensão do ambiente do galpão de recreação. Desta maneira é possível a utilização franca deste espaço pela comunidade fora dos períodos letivos, isolando-se sem dificuldade, os ambientes das salas de aula, nos pavimentos superiores. O espaço da quadra, em pé direito triplo, tem a sua estrutura envolvida externamente por painéis em chapa perfurada (tipo veneziana), que impedem a interferência mais intensa das intempéries (chuva e sol), e identifica a quadra esportiva, criando um véu sobre a estrutura pré-moldada.

As escadas e elevadores, tratados como acessórios metálicos, ocupam os espaços vazios verticais não preenchidos pelos painéis de lajes – também pré-fabricadas – nos dois pavimentos superiores.

Esta experiência do FDE procurou integrar um novo sistema estrutural, com o antigo Caderno de Componentes, que se apóia em soluções construtivas usuais no mercado e consagradas pela sua extensa utilização e padronização orçamentária. Assim tanto os acabamentos como os componentes da obra (vedações; instalações elétricas e hidráulicas; etc.) seguem esta antiga padronização.

ficha técnica

Projeto
E.E. União de Vila Nova II

Local
Rua Delta 79, Vila Jacuí, São Miguel Paulista SP

Arquitetura
André Vainer e Guilherme Paoliello Arquitetos Ltda.

Data de início e final de obra
08 julho 2004 / 31 janeiro 2005

Estrutura
Ruy Bentes Engenharia de Estruturas Ltda.

Elétrica
Sandretec Sociedade Civil de Engenharia

Hidráulica e Incêndio
Sandretec Sociedade Civil de Engenharia

Consultor de Fundações
Ruy Bentes Engenharia de Estruturas Ltda.

Consultor de Estrutura
Ruy Bentes Engenharia de Estruturas Ltda.

Coordenador de Projeto FDE
Sandra Canashiro

Coordenador de Obra FDE
Fiscal Walter Haidar

Construtora
Saned Engenharia e Empreendimentos Ltda.

comments

059.02 Institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Escritório responsável
São Paulo SP Brasil

share

059

059.01 Institucional

Projeto Beira-Rio – Etapa 2: Largo dos Pescadores

059.03 Concurso

Teatro de Natal - Concurso Público Nacional de Arquitetura

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided