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projects ISSN 2595-4245


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PORTAL VITRUVIUS. Escola berçário em Creixell, Tarragona. Projetos, São Paulo, ano 06, n. 065.01, Vitruvius, fev. 2005 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/06.065/2639>.


O projeto se situa numa quadra de grande dimensão - 200m x 300m - onde atualmente já se encontram alguns equipamentos e se prevêem novos; a quadra não possui uma organização urbanística bem desenvolvida, as circulações são exclusivamente perimetrais e as poucas construções existentes se situam sem uma ordem comum, o que dota a área descrita de um aspecto caótico. O projeto de urbanização da zona propõe a segregação dos equipamentos em conjuntos-ilha que, ao gerar percursos de pedestres entre eles, dará à paisagem uma outra escala de intervenção mais adequada à medida da população.

Em um destes conjuntos está previsto colocar as piscinas municipais e o berçário, compartilhando uma área ajardinada. Pela topografia da zona, com suaves pendentes nas duas vertentes, o sistema de intervenção escolhido para limitar as áreas de diferentes usos consiste em movimentos de terra, escavando em umas zonas e acumulando em outras. Isto gera uma paisagem particular de releves onde os lugares ficam definidos pelas mudanças de cota, aparecendo taludes que os limitam, opção contraposta às cercas.

A partir destas considerações se tomaram duas decisões que definem o projeto:

• Delimitar a área total do berçário, incluindo o jardim, com um grande buraco, protegido do exterior com taludes. Oferecendo às crianças a barreira perimetral que necessitam e emoldurando uma nova visão do entorno.

• Definir o volume do berçário a partir da geometria que comparte com os outros elementos construídos da ilha, as piscinas.

O edifício do berçário é proposto como um grande container - piscina - invertido e suspenso sobre um grande buraco de espaço exterior.

Uma rampa define o acesso ao edifício por um dos percursos de pedestres que atravessará a parcela de equipamentos. Esta rampa, ao intersecionar-se com o volume do berçário, indica o acesso ao edifício, continua descendo até chegar à cota do jardim e desce mais até o areal -outro buraco dentro do jardim e sob o edifício.

Interiormente o edifício quer ser um espaço único de proposta totalmente polivalente. O resultado pretende ser então, um fechamento contínuo e uma distribuição interior disposta no que definimos como armários distribuidores. Estes elementos - um primeiro que dá forma ao acesso, um segundo que pontua pelo pátio, e um terceiro que se dependura da clarabóia central -, por sua disposição e sua capacidade de armazenamento de material, permitem dotar os espaços que os rodeiam de usos variáveis segundo as necessidades.

ficha técnica

Projeto
Escola-berçário em Creixell

Autor / es
Manuel Bailo+Rosa Rull
ADD+ Arquitectura

Responsável de projeto
Oriol Florejachs

Colaboradores
X.Medina+M.Navarro+A.Romero+Anna Vidal+Niklas Stuber

Cálculo Estruturas
Martí Cabestany

Data do projeto
Abril 1998

Data de término
Outubro 2000

Prazo de execução
Dezembro 1999-Outubro 2000

Preço de obra
124.817 euros

Superfície
145,47 m2

Promotor
Prefeitura de Creixell

Publicações
Revista ON nº 223 (2001)
Revista Diseño Interior Nº 110 (2001)

Prêmios
Prêmio FAD da Opinião de Arquitetura 2001
Menção especial na II Bienal de Arquitetura Alejandro de la Sota 2001
Prêmio AJAC 2002, pool.

Fotógrafo
Giovanni Zanzi

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