Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa Fujy. Projetos, São Paulo, ano 06, n. 065.03, Vitruvius, maio 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/06.065/2647>.


A uns quarenta quilômetros de Madri, na urbanização El Alcor 2 do município de El Escorial se inaugurou em 22 de junho deste ano o primeiro projeto piloto da firma FUJY, Arquitetura por Natureza. A idéia nasceu há 5 anos com base em muitos objetivos de caráter meio-ambiental e arquitetônico. Mas uma das principais metas propostas desde seu nascimento foi e é a de buscar a integração da empresa privada, das organizações sem fins lucrativos, das instituições públicas e das universidades e escolas profissionais em projetos de sustentabilidade. Isto é, converter o conceito de sustentabilidade (neste caso na arquitetura) em sinônimo de pesquisa. E ainda fazer propostas sustentáveis reais e aplicáveis graças à seletiva participação empresarial.

Estas razões levaram à equipe de FUJY, liderada pelo arquiteto italiano Luca Lancini, a buscar uma parcela na que se pudesse construir um primeiro projeto piloto envolvendo os três setores num processo de diálogo horizontal e sinérgico em torno a um objetivo comum. A parcela escolhida, de uns mil e tantos metros, permitiu por sua favorável orientação norte-sul e pelo fato de ao sul estar lindeira ao parque natural da urbanização, desenvolver uma habitação bioclimática atual, que integrasse tecnologias e sistemas de vanguarda desde os pontos de vista morfológico e funcional.

A construção, de forma retangular alongada e composta de térreo mais um andar, se desenvolve no sentido leste-oeste de forma que mais de 65% das fachadas se orientam para o sul e para o norte aproveitando a possibilidade de controlar a radiação solar e garantir a ventilação cruzada dos espaços. No térreo, ao que se acede por meio de uma passarela de madeira para eliminar possíveis barreiras arquitetônicas, se distribuíram as estâncias diurnas, a cozinha, a lavanderia, um quarto de casal e um banheiro adaptado. No primeiro andar encontramos outros dois quartos, um banheiro comum, as varandas de todas as estâncias e o grande terraço coberto da suíte que se projetou como um apartamento dentro da casa para permitir o uso seletivo de somente uns poucos metros no caso de uso intermitente tipo “fim de semana” da construção com a conseqüente reserva que representa.

Descrição

O projeto piloto de FUJY - Arquitetura por natureza, é uma habitação unifamiliar sustentável, de desenho, com os últimos avanços tecnológicos. A construção utiliza diferentes sistemas para garantir um baixo impacto ambiental durante seu ciclo de vida útil: construção, uso e possível reciclagem/reutilização. A casa, isolada, está construída com tijolo termo-acústico e estrutura de madeira multicamada certificada. Para a construção se utilizaram gruas com propulsão a gás e se introduziram novos materiais isolantes e de baixo impacto ambiental.

Utilizaram-se materiais, acabamentos e mobiliário interior seguros e renováveis como, por exemplo, a estrutura de madeira certificada. Para potencializar a economia energética se integraram no projeto diferentes sistemas passivos (isolamento por inércia graças ao uso de tijolos termo acústicos em todo o perímetro exterior da casa, carpintaria com ruptura de ponte térmica, a mono-camada hidrófuga natural, o reforço posterior de paredes em seco com papel reciclado, o isolamento da cobertura com fibra de madeira reutilizada, laminas de controle solar, grades elétricas de pré-aquecimento das estâncias, vidros térmicos, persianas isolantes e rotativas de controle solar, varandas e secadouro solar); Fujy produz sua própria energia térmica mediante painéis solares. Além da caldeira eletrônica modulante da condensação de alto rendimento e do sistema de calefação por solo radiante a baixa temperatura (no inverno) e solo refrigerado por refrigeradora a gás propano (no verão); os vidros câmaras com filtros seletivos de controle solar e tratamento de autolimpeza; o acesso sem barreiras arquitetônicas e banheiro adaptado para deficientes; o sistema integrado de controle da eficiência energética das instalações; a aplicação eletrônica integrada nas instalações da casa para garantir a segurança dos espaços e a economia de energia e muitos mais detalhes e elementos que a conformam fazem de Fujy uma aposta sustentável, e sobre tudo possível.

ficha técnica

Localização
El Escorial, España

Arquitetos
Luca Lancini (Fujy)

Projeto
2004

Finalização
2005

Tipo
Residencial

Cliente
Fujy

Fotografias
Miguel De Guzman

Área
320 m²

Colaboração
Centro de Eficiência Energética da UNION FENOSA, Universidade Politécnica de Madri (UPM), Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), o Instituto Gaudí da Construção, Associação para o Fomento das Artes Decorativas (FAD), Fundação Entorno, a Comunidade de Madri, a Prefeitura de El Escorial, a Prefeitura de Brescia “cidade sustentável”.

Patrocínio
Alulux, Anjofer, Alumafel, Cerámica La Oliva, Cosentino, Biohaus, Grohe, Gala, Forlady, Lamp, Jung, Junkers, Knauf, Küppersbusch, Pizarras Villar Del Rey, Sika, Refar, Repsolgas, Saint-Gobain Cristalería, Velux, Trox Technik, Union Fenosa, Uponor, Top Timber.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided