Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Centro de Saúde Familiar Vila La Reina. Projetos, São Paulo, ano 06, n. 066.04, Vitruvius, jun. 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/06.066/2680>.


O centro de saúde foi feito aproveitando um edifício-pátio existente construído em 1982 para sede do centro comunitário da Vila La Reina. Está localizado no setor mais pobre da comunidade La Reina e permite atender uma população de 38.000 habitantes com atenção médica preventiva, vacinas, entrega de leite, pediatria, obstetrícia, ginecologia, etc. É um edifício construído em base de alvenaria armada de planta quadrada com um pátio interior e circulação perimetral.

O edifício precisou de uma profunda transformação e modernização de sua infra-estrutura para poder adaptar-se às necessidades de um centro de saúde. Para isso teve-se que remodelar completamente esta construção e agregar-lhe a superfície que faltava para convertê-lo em consultório de saúde familiar. Contemplou-se a utilização de grande parte da estrutura existente com mínimas intervenções estruturais para baratear custos.

As modificações propostas ao edifício existente foram feitas para cumprir com novas normas de segurança e condições de acessibilidade geral e de deficientes e maior conforto como a colocação de calefação e ar-condicionado. Funcionalmente se criou um segundo acesso para funcionários, serviços e uma ambulância.

A operação projetual consistiu em demolir a esquina nordeste propondo em seu lugar um cubo de concreto à vista com aberturas que contém uma nova entrada e zona de distribuição e recepção de pacientes.

O pátio central encontrava-se pavimentado de forma escalonada para servir de anfiteatro exterior e também foi remodelado, colocando em seu interior outro cubo com aberturas com a sala de espera. Em torno deste cubo desenhamos um espaço aberto para que os pacientes e as crianças esperem ao ar livre (cuja forma “cita” o copo de Alvar Aalto) rodeado de jardins.

O trabalho arquitetônico se centrou na expressividade do concreto armado através do jogo de aberturas aleatórias, os jogos de luz e sombra e a utilização de três cores cálidas (vermelho, amarelo e laranja) em lugares específicos que atuam como identificadores dentro do edifício.

ficha técnica

Solicitante
Prefeitura de La Reina

Localização
Mamiña 9625, Vila La Reina, La Reina, Santiago do Chile

Arquitetos
Humberto Eliash (Arquiteto)
Dyann Kramm (Arquiteto Encarregado)
Carolina Araneda (Arquiteto Colaborador)

Data do Projeto
2003-2005

Data de Construção
2005

Empresa Construtora
Francisco Vejar y Cía Ltda.

Custo Total
$ 315.910.000 / U$ 598.145

Superfície do Terreno
1.204,76 m2

Superfície Total Construída
1.274,28 m2

Materiais
Edifício existente de alvenaria armada de tijolos. Os edifícios novos são de concreto armado à vista. Janelas existentes de ferro, as novas de alumínio.

Fotos
Humberto Eliash / Dyann Kramm / Alain Champion

comments

066.04 Institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

source
Humberto Eliash
Santiago Chile

share

066

066.01 Concurso

Chan Chan 2006 / La Libertad no Peru – Concurso Internacional de Arquitectura

066.02 Prêmio

1° Prêmio Masisa de Arquitetura

066.03 Concurso

Concurso Nacional Lanceiros Negros

066.05 Concurso

Concurso de idéias para urbanização do Complexo da Rocinha

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided