Este projeto chega a marcar uma nova pauta arquitetônica em Pedregal na Cidade do México, esta zona esteve desatendida, e nada novo e relevante se passou desde seu princípio na época em que se construiu a Cidade Universitária. Hoje em dia a pressão imobiliária e a necessidade de serviços começa a promover mudanças.
A forma que esta obra se relaciona com o contexto é através de uma ruptura com o que ocorre na zona, que são grandes casas em grandes terrenos rodeadas por bardas de mais de três metros onde não se sabe o que se passa dentro, nem os de dentro sabem o que sucede fora.

Croquis - perspectiva externa
Desenho do escritório
Isto se consegue através de uma fachada perfurada e envidraçada que faz exatamente o contrário, deixando se ver a atividade no interior e permitindo ao interior ver e viver o exterior, de forma que os espaços públicos sociais se mesclam, e os limites entre o urbano e o privado se tornem fronteiras.
O projeto consiste em dois níveis de área comercial e um teto ajardinado, os quais se deslocam a meio nível sobre a calçada e por debaixo destes com dois níveis de estacionamento.

Croquis - elevação
Desenho do escritório
Se incluem acessos e espaços para pessoas de capacidades diferentes: rampas, vagas de estacionamento especiais, elevadores, etc.; zona de desaceleração na entrada e na saída para evitar a espera de carros na via pública; numerosas áreas ajardinadas, incluindo o terraço; zona de entrega de carros localizada dentro do primeiro subsolo do estacionamento.
Este é um projeto sustentável e inteligente com um sistema de automatização e controle que contempla economias de energia passivas e ativas, controle de iluminação, extração, abertura e fechamento de cortinas de fachada, ar condicionado, segurança e controle de acessos, prevenção e proteção civil, circuito fechado de televisão, todos eles programados e sincronizados.

Croquis - perspectiva externa
Desenho do escritório
A fachada principal se constitui de dois elementos: um forrado em lâmina de zinco com grandes perfurações irregulares, à que se introduz um volume de vidro laminado em diferentes tons de amarelo e de translucidez.
[tradução ivana barossi garcia]
Croquis - perspectiva externa
Desenho do escritório
ficha técnica
Construção
Pascal Arquitectos
Data
2007
Superfície construída
7.000.00 m2
Localização
Av. de las Fuentes nº 425 - Colônia Jardines del Pedregal. Delegação Álvaro Obregón, México, D.F