Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. 8 habitações sociais em Granollers. Projetos, São Paulo, ano 08, n. 090.02, Vitruvius, jun. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/08.090/2902>.


Visões transversais

O projeto é proposto inicialmente a partir de uma observação cuidadosa da implantação em diferentes escalas:

À escala da cidade entendida como elemento da paisagem, constatamos que Granollers é uma cidade longitudinal, seguindo o curso do rio Congost entre as diferentes serras paralelas ao litoral.

À escala de relação da cidade com a paisagem que a envolve, a linearidade de sua estrutura urbana propicia em cada cruzamento de ruas da cidade dois tipos de visões: as visões longitudinais, que mostram a perspectiva da cidade; e as visões transversais, que tornam patente à proximidade da paisagem que as envolve.

E à escala de relação da implantação proposta tanto com a cidade quanto com a paisagem que a envolve, a localização da nova avenida Marie Curie perpendicularmente aos eixos longitudinais da cidade permite repetir na fachada do novo edifício este cruzamento de visões: olhando frontalmente veremos a cidade e olhando transversalmente veremos a paisagem.

Tudo convida a olhar transversalmente.

Aprofundando à escala do terreno, entendemos a decisão urbanística de propor a edificação da Rambla não como um bloco linear de grande dimensão, mas como pequenos edifícios alinhados mantendo a continuidade graças à proposição de um corte porticado e algumas alturas reguladoras. A materialidade das edificações que rodeiam o terreno, fundamentalmente de obra vista, e a obrigatoriedade de construir os telhados com planos inclinados de telha cerâmica, se agregam ao desejo de aproveitar esta uniformidade.

Interessa a continuidade material da fachada, sem perder a possibilidade de diferenciá-la dando ritmos diferentes mediante diversas tipologias de abertura.

Para responder a estas duas questões se propõe, por um lado, aproveitar a possibilidade de balanço parcial de 1 m em relação ao plano de fachada que permite a normativa – tanto na forma de varanda como de galeria fechada com vidro –; E por outro lado, adaptar a imagem do edifício ao material cerâmico, pesquisando suas capacidades técnicas atuais e utilizando-o nos diversos formatos que oferece e para o cumprimento de outras funções, brise soleil, até hoje reservadas à madeira, ao plástico ou ao alumínio.

A soma destas duas ações, avançar e recuar-se para dirigir os olhares à cidade ou à paisagem, e a existência de uma vedação atenuadora da luz solar, brise soleil, tanto próximo como distante do fechamento de vidro ao que protege, permite a existência de diferentes tipologias de abertura.

  • Varanda, prolongamento do espaço interior que avança sobre o plano de fachada e se constrói com fechamento de vidro totalmente aberto às vistas transversais e tamisado com lâminas cerâmicas às vistas frontais.
  • Galeria, espaço exterior anexo ao interior que avança sobre o plano de fachada e se situa entre o fechamento de vidro que nos separa do interior, as lâminas cerâmicas às vistas frontais e um parapeito às vistas transversais.
  • Sacada, espaço exterior que avança sobre o plano de fachada e se situa ao exterior do fechamento de vidro protegido com lâminas cerâmicas, aberto assim tanto para as vistas frontais como para as transversais.
  • Terraço, espaço exterior anexo ao interior, recuado em relação ao plano de fachada e limitado pelo fechamento de vidro que nos separa do interior e pelas lâminas cerâmicas para as vistas frontais.

A combinação da tipologia de planta escolhida -um elemento principal sala-saladejantar- cozinha, perpendicular à avenida Marie Curie, com dupla orientação, que distribui o acesso às outras dependências da habitação-, com as diferentes soluções propostas para relacionar-se com o exterior –varanda, galeria, terraço e sacada- permitem variar as qualidades das habitações segundo sua posição.

A construção deste fechamento cerâmico exterior, contínuo em cobertura e na fachada, tanto em suas partes opacas como em suas partes translúcidas, se consegue mediante o emprego de peças cerâmicas de diversos formatos da marca Terreal pensadas para ser colocadas em seco e adaptar-se com facilidade às diferentes geometrias das seções propostas mediante o uso de pequenas subestruturas de aço galvanizado. Como se poderia construir com outros materiais de última geração mas sem perder as propriedades térmicas, de durabilidade e de qualidade de acabamento da cerâmica.Tecnicamente, a fachada funciona como uma fachada ventilada com a seguinte seção interior-exterior: papelão gesso-muro de gesso-isolamento térmico com placas de poliestireno extruído-câmara de ar e suportes mecânicos da envolvente-peças pré-fabricadas de cerâmica de medidas variáveis. Em aberturas, esquadria de alumínio com climalit-câmara de ar-lâminas cerâmicas. Solução construtiva idônea para dar uma resposta bioclimática às diferentes orientações mediante o aparecimento de câmaras ventiladas.

ficha técnica

Projeto
8 habitações sociais em Granollers – Rambla Marie Curie s/n

Promotor
Granollers Promocions S.A.
Jordi Domingo
Josep Vila

Construtor
Dentell S.L.

Responsável em obra: Monika Parra

Fachada
FCV
Responsável em obra: Fabio

Autores
Bailo Rull ADD+ Arquitectura
Manuel Bailo Esteve
Rosa Rull Bertran

Responsável
Concurso: Natali Canas
Projeto e obra: Marc Camallonga

Colaboradores
A.Brito / A. Estevez / N.Font / M.Hita / P.Jenni / A. Mañosa / J. Maroto / J.Palà / A. Rovira / M.Rull / L.Troost

Arq. Técnico
Joel Vives

Estrutura
Martí Cabestany

Instalações
Victor Barnés

Fotógrafo
Jose Hevia

Ano projeto
2005

Ano término obra
2007

Superfícies
1213.12 m2 superfície Construída (não computa o subsolo)
1039.93 m2 superfície útil

Orçamento
574.723 euros

comments

090.02 Profissional
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

source
Bailo Rull ADD + Arquitectura
Barcelona Espanha

share

090

090.01 Profissional

Centro Comercial Pedregal

090.03 Concurso

Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para o Centro de Informação do COMPERJ em Itaboraí-RJ

090.04 Concurso

Concurso Público Cobertura da Rua Prefeito José Chies

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided