Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Residência Vianna Peres em Ubatuba, projeto do arquiteto Fernando Vianna Peres, contempla conceitos presentes na exposição "Viver na Floresta", curadoria de Abilio Guerra

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Residência Vianna Peres. Projetos, São Paulo, ano 11, n. 127.01, Vitruvius, jul. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.127/3932>.


Situada dentro da mata, a meia encosta, com vista para o mar no litoral norte de São Paulo, o projeto baseou-se em pouca intervenção no terreno, máxima abertura para a paisagem privilegiada e simplicidade, rigor e clareza construtiva.

Foram implantadas duas linhas de quatro pilares de concreto, enformados por blocos de concreto, paralelos às curvas de nível que suportam três lajes planas, as duas primeiras inseridas no perímetro destes pilares destacam a construção da superfície do terreno muito inclinado e dividem o edifício em dois pavimentos, o inferior com quartos, banheiros e serviços e o superior com salas cozinha e varanda. A terceira laje plana se desloca em balanço para fora do perímetro dos pilares sombreando a varanda em deck de madeira também em balanço.

Os planos de vedação são ora grandes portas sanfona em tábuas de madeira permitindo a abertura completa dos vãos entre pilares, ora pequenos painéis amarelos de alvenaria destacados da face dos pilares revestidos completam o fechamento

Com o projeto rigidamente modulado em 60 cm, a casa é coberta por telhado de barro de uma água com aberturas superiores para iluminação e liga-se ao terreno pelo pavimento superior somente através de uma passarela coberta.

ficha técnica

Área construída
160,00 m²

Contato com o terreno
15,00 m²

Projeção
100,00 m²

Terreno
1120,00 m²

Local
Ubatuba São Paulo

Data do projeto
setembro de 1999

Conclusão da obra
dezembro de 2000

equipe

Projeto de Arquitetura
Fernando Vianna Peres

Estrutura
Fernando Rebouças Stucchi

Construção
Fernando Vianna Peres

Mestre de Obra
Venício de Lourdes Lopes

Caixilharia
Oficina de Marcenaria

comments

127.01 viver na floresta
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

127

127.02 concurso

Homeless World Cup Legacy Center

127.03 profissional

Ampliação do Cenpes

127.04 crítica

Edifício Beta

João Masao Kamita

127.05 projeto em vídeo

Visite chez Paulo Mendes da Rocha

Helena Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided