Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Sesc Osasco. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 158.03, Vitruvius, fev. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/14.158/5066>.


A arquitetura que se pretende para a Unidade do Sesc em Osasco tem por objetivo principal prover um lugar de encontro e diversidade.

A atual urbanidade das cidades brasileiras, ou falta dela, apresenta espaços públicos que geram o desencontro e a monotonia na paisagem, resultando em espaços estéreis e segregados.

Desta forma pretende-se, com o partido adotado, prover os usuários desta unidade do SESC espaços interessantes, criativos e confortáveis, onde seja possível o encontro de pessoas e atividades.

Diretrizes

O projeto proposto atende a todas às condicionantes expostas no termo de referência e no regulamento deste concurso, e as diretrizes estão relacionadas a seguir:

1. O terreno, com sua topografia irregular, foi o principal condicionante para a implantação desta unidade. Os diversos setores que compõe o programa foram implantados obedecendo às condicionantes topográficas.

2. A criação de uma praça de convivência, de onde se acessa os diversos setores e usos da entidade, é um lugar de encontro e de promoção de atividades programadas e espontâneas.

3. A integração das diversas atividades tendo como ponto de convergência a praça de convivência.

4. Acessibilidade e mobilidade em todos os ambientes propostos, onde o pedestre é o foco principal, seguido pela bicicleta e por fim o automóvel. Desta forma, o acesso principal foi desenhado enfatizando o acesso dos pedestres e dos ciclistas.

5. Iluminação natural e insolação foram as principais diretrizes para implantação do edifício e dos espaços externos, tendo foco principal as piscinas externas que durante o verão são banhadas de sol durante todo o dia.

6. Ressaltam-se as atratividades da relação entre os espaços construídos e os não construídos que foram propostos de maneira a possibilitar o encontro.

O encontro

O encontro é o ponto focal do projeto. Assim, optou-se pela distribuição das principais atividades entorno de uma praça de convivência, desta forma é possível a integração destas atividades propiciando ao mesmo tempo o encontro dos usuários e o espaço de convívio. A praça proposta é descoberta, tendo a sua volta espaços de sombreamento e também espaços para proteção das intempéries, mas há predominantemente espaços a céu aberto, que lembram um grande pátio.

A leste, ao longo da Avenida Sport Clube Corinthians, encontra-se a edificação mais verticalizada do conjunto, com três pavimentos. Nela estão instaladas as principais atividades culturais da unidade. No térreo estão as oficinas culturais, a área de exposições, as salas educativas, juvenil, o teatro e a sala de música. No nível da praça de convivência está a biblioteca, espaços para informática, um café e outros ambientes para atividades diversas. Esta edificação é o pórtico de entrada do SESC, formando no térreo um expressivo pátio coberto que possibilita a utilização como espaço de convivência e de expressão, além de acesso e distribuição às diversas atividades desta unidade. Esta edificação possui em seu último pavimento o restaurante, implantado neste local com o objetivo de induzir os usuários a circular pelos espaços culturais e prover visual privilegiada de todo o conjunto construído. O teatro/auditório e a sala de música e seus respectivos ambientes de apoio ocupam canto esquerdo desta edificação. Sua localização estratégica possibilita a utilização do teatro/auditório de forma independente do restante do conjunto, propiciando ao mesmo tempo autonomia e integração com os demais setores do conjunto. O edifício frontal busca a integração da unidade com o espaço urbano, desta forma, se volta tanto para a Avenida Sport Clube Corinthians quanto para a Praça de Convivência, valorizando as visuais por meio de varandas e espaços de estar.

Ao Norte, no pavimento térreo, estão implantados os espaços destinados à clínica odontológica, a área infantil coberta, a sala de apoio ao turismo, entre outras, e no piso superior os espaços administrativos e de operação, exceto o setor técnico esportivo que encontra-se junto ao setor de esportes. A cobertura desta edificação possibilita a livre circulação entre o setor cultural e o esportivo, integrando assim os mesmos.

Ao sul encontram-se as piscinas descobertas, implantadas no mesmo nível dos principais espaços da unidade, como os espaços culturais, o auditório/teatro, a piscina coberta e o ginásio de esportes.

O setor das piscinas descobertas possui como condicionante a insolação necessária para sua utilização e também a preservação (não ocupação) da faixa não edificável de drenagem.

A oeste estão implantados os setores esportivos, sendo eles o ginásio, o conjunto aquático coberto, salas de atividades físicas e ginástica multifuncional.

No embasamento, ao nível da praça de convivência, encontra-se o Galpão de Múltiplo Uso, que possui pé direito duplo e aos fundos os dois pavimentos de estacionamento, que contém cerca de 440 vagas de veículos, além de espaço destinado as bicicletas. No nível da piscina descoberta estão implantados o Ginásio, com duas quadras justapostas que se transformam em apenas uma, como indicado no programa de necessidades, os vestiários e as salas destinadas a atividades físicas. O conjunto aquático coberto encontra-se em frente as piscinas descobertas, possibilitando o compartilhamento dos espaços de apoio, como vestiários, salas de exames médicos, entre outros.

Aos fundos do setor esportivo, de modo a propiciar um maior aproveitamento do terreno, encontram-se as quadras descobertas. Sua localização próxima ao ginásio possibilita o compartilhamento dos espaços dos vestiários e demais espaços de apoio às atividades físicas. A implantação das quadras descobertas nos fundos do terreno é estratégica, pois tendo os edifícios esportivos como barreira física entre estas e os demais espaços de circulação e de convivência excluem a necessidade instalação de telas e grades de proteção das bolas, que causam barreiras visuais e paisagísticas no conjunto edificado.

Distribuídos ao longo da Praça de convivência, os diversos setores e ambientes que compõe a Unidade do Sesc de Osasco convergem para o espaço de encontro, que é a grande praça, assim como ocorre nas pequenas cidades do interior do Brasil, ou no nos colégios de nosso passado colonial, a Praça é o espaço de encontro, de convivência e principalmente o espaço de lazer e expressão cultural.

Desta forma, o partido adotado, que consiste na criação de um amplo espaço aberto, emoldurado pelos principais usos necessários, tendo como foco a praça aberta e livre, remetendo a uma urbanidade quase que esquecida, uma urbanidade que possibilita o encontro.

Materiais

Os materiais selecionados para a confecção dos edifícios propiciam a racionalidade e rapidez da construção. Os elementos construtivos são simples, não necessitando tecnologias importadas ou mão de obra com qualificação singular. O concreto e o aço são os elementos estruturais. Os vãos são condizentes com o uso racional da estrutura. Os fechamentos são em alvenaria e vidro. Os revestimentos são facilmente encontrados no mercado, sendo em sua maioria cerâmica, painéis de madeira certificados, painéis metálicos e pintura. As coberturas são metálicas, com proteção termo acústica, possuindo cor branca na face externa, com o objetivo de minimizar o aquecimento devido a incidência solar.

Os pisos são em sua maioria de concreto, para autotráfego, cerâmico e porcelanatos.

O paisagismo utiliza vegetação condizente com o clima local, e espécies que não exigem manutenção constante.

A área construída é cerca de 30 mil metros quadrados, destas, cerca de dois mil metros quadrados são áreas de marquise coberta. A taxa de ocupação, que consiste na projeção da área construída no terreno, é cerca de 35%, pois o partido adotado privilegia áreas abertas de convivência.

comments

158.03 concurso
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

158

158.01 concurso de restauro Condephaat

Destilaria Central de Lençóis Paulista

158.02 concurso

Projetos de baixios de viadutos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided