Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Residência construída em Brasília para o arquiteto e sua família, em condomínio situado a cerca de 15 km a leste do Plano Piloto.

how to quote

SOBREIRA, Fabiano. Casa da Copaíba. Projetos, São Paulo, ano 14, n. 164.03, Vitruvius, ago. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/14.164/5281>.


A Copaíba, árvore de grande porte, de propriedades medicinais e de generosa sombra, situada na porção sudoeste do terreno, foi o ponto de partida do projeto. Em torno da árvore a residência se desenvolve, a partir de um bloco térreo em L, configurando um pátio de acesso sombreado. Sobre o bloco em L, no sentido leste-oeste, apoia-se um bloco retangular, que gera o pé-direito duplo da sala de estar e a sombra para o deck suspenso que se integra à varanda do térreo e à sala de estar.

O bloco em L (térreo) abriga na porção leste os quartos, sala e cozinha, todos unidos e protegidos por uma varanda linear e pelo deck. Os sanitários dos quartos e suíte, assim como o closet são dispostos na face oeste, como barreira de proteção contra o sol poente. Na porção norte estão situados a área de serviço, o quarto de hóspedes e o espaço multiuso/garagem, todos voltados para o pátio. O bloco suspenso abriga a biblioteca, escritório e ambiente multimídia. Sobre a cobertura do pavimento superior foi projetado um solário/terraço-jardim.

Arquiteto Fabiano Sobreira. Casa da Copaíba, Brasília, 2012
Foto Joana França

Arquiteto Fabiano Sobreira. Casa da Copaíba, Brasília, 2012
Foto Joana França

Além da Copaíba, a casa é cercada por vegetação típica do cerrado, que foi preservada e orientou a implantação do projeto, contribuindo para o conforto ambiental da residência e do espaço urbano circundante.

A madeira está presente nos principais acabamentos internos da residência: ipê no assoalho, cumaru nas varandas e decks, cedrinho no forro e jequitibá nas esquadrias.

O painel de azulejos – intitulado “bandeirolas” - que se observa a partir do pátio sombreado pela Copaíba, na parede de fundo da área de lazer, foi criado a partir de mosaico elaborado pelas crianças (Mariana e Rudá, 9 anos) com recortes de papéis coloridos, em homenagem e referência a Athos Bulcão e ao colorido da cultura popular pernambucana.

Arquiteto Fabiano Sobreira. Casa da Copaíba, Brasília, 2012. Composição do painel
Fotos Joana França

Arquiteto Fabiano Sobreira. Casa da Copaíba, Brasília, 2012. Painel
Foto Joana França

ficha técnica

Local
Brasília - DF

Área Construída
350 m²

Área do terreno
1400m2

Projeto
2010-2011

Construção
2011-2012

Arquitetura
MGS - Macedo, Gomes & Sobreira

Autor
Fabiano Sobreira

Projetos de estruturas e instalações
Situare Engenharia

Construção
Arnaldo Santos

Vitrais
Graça Graúna

comments

164.03 residência
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

164

164.01 prêmio salmona

Escola Projeto Viver

Mauro Calliari

164.02 concurso

Requalificação urbana do centro histórico de São José/SC

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided