A Copaíba, árvore de grande porte, de propriedades medicinais e de generosa sombra, situada na porção sudoeste do terreno, foi o ponto de partida do projeto. Em torno da árvore a residência se desenvolve, a partir de um bloco térreo em L, configurando um pátio de acesso sombreado. Sobre o bloco em L, no sentido leste-oeste, apoia-se um bloco retangular, que gera o pé-direito duplo da sala de estar e a sombra para o deck suspenso que se integra à varanda do térreo e à sala de estar.
O bloco em L (térreo) abriga na porção leste os quartos, sala e cozinha, todos unidos e protegidos por uma varanda linear e pelo deck. Os sanitários dos quartos e suíte, assim como o closet são dispostos na face oeste, como barreira de proteção contra o sol poente. Na porção norte estão situados a área de serviço, o quarto de hóspedes e o espaço multiuso/garagem, todos voltados para o pátio. O bloco suspenso abriga a biblioteca, escritório e ambiente multimídia. Sobre a cobertura do pavimento superior foi projetado um solário/terraço-jardim.
Além da Copaíba, a casa é cercada por vegetação típica do cerrado, que foi preservada e orientou a implantação do projeto, contribuindo para o conforto ambiental da residência e do espaço urbano circundante.
A madeira está presente nos principais acabamentos internos da residência: ipê no assoalho, cumaru nas varandas e decks, cedrinho no forro e jequitibá nas esquadrias.
O painel de azulejos – intitulado “bandeirolas” - que se observa a partir do pátio sombreado pela Copaíba, na parede de fundo da área de lazer, foi criado a partir de mosaico elaborado pelas crianças (Mariana e Rudá, 9 anos) com recortes de papéis coloridos, em homenagem e referência a Athos Bulcão e ao colorido da cultura popular pernambucana.
ficha técnica
Local
Brasília - DF
Área Construída
350 m²
Área do terreno
1400m2
Projeto
2010-2011
Construção
2011-2012
Arquitetura
MGS - Macedo, Gomes & Sobreira
Autor
Fabiano Sobreira
Projetos de estruturas e instalações
Situare Engenharia
Construção
Arnaldo Santos
Vitrais
Graça Graúna