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projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Parte do “Programa de Modernização das Escolas” da Parque Escolar, o projeto restaura, amplia e moderniza a Escola Marquesa de Alorna, tipologia promovida pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário nos anos 1950 em Portugal.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Escola Marquesa de Alorna. Projetos, São Paulo, ano 16, n. 182.02, Vitruvius, fev. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.182/5938>.


A Escola Básica Marquesa de Alorna, projectada pelo arquitecto José Sobral Blanco, é uma das cerca de 50 escolas construídas segundo a tipologia promovida pela Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário nos anos 1950. Como muitas outras, esta escola é constituída por dois corpos principais, contendo um deles as áreas lectivas e administrativas, o outro o ginásio e o refeitório, articulados entre si pela átrio principal da escola e pelo recreio coberto. Neste caso, este conjunto constrói um pátio envolvido por uma mata sobre um talude em anfiteatro, resultante da operação de desaterro sobre a encosta para a construção da escola original. A beleza do pátio foi entretanto destruída: o recreio coberto foi fechado, cortando a relação visual entre o pátio e a cidade, e o talude foi em grande parte demolido pela construção de um edifício para estacionamento automóvel pertencente a um Banco.

Escola Marquesa de Alorna, maquete de trabalho, Lisboa, 2008-2012
Foto Laura Castro Caldas & Paulo Cintra

Fazendo parte do “Programa de Modernização das Escolas” da Parque Escolar, este projecto prevê dois tipos de intervenção:

a) o edifício existente é recuperado: os átrios, os corredores e as escadas, de dimensões generosas e com pavimentos e lambris revestidos a mosaico hidráulico, os paramentos exteriores em reboco pintado, os vãos em madeira pintada e as coberturas em telha plana, são restaurados. As salas recebem elementos novos – um tecto suspenso, uma cortina, uma parede – que trazem mais conforto;

Escola Marquesa de Alorna, vista do corpo da nova biblioteca a partir do campo de jogos, maquete de trabalho, Lisboa, 2008-2012
Foto Laura Castro Caldas & Paulo Cintra

b) por outro lado, juntam-se três corpos novos: o corpo existente das aulas culmina, a Poente,  numa Torre que contém os novos laboratórios e salas de desenho, e liga-se, a Sul, ao corpo do ginásio e do refeitório, através de uma Ponte que contém a biblioteca. Debaixo da Ponte, o recreio coberto, pensado como uma sala hipóstila exterior, reconstitui a continuidade visual original entre a entrada e o pátio central da escola e relaciona-se directamente com a sala de convívio e com o novo corpo dos balneários semi enterrados, como umas termas, sob o campo desportivo. Este campo é protegido por uma estrutura vegetal que reconstituirá em parte o ecrã verde materializado antes pela mata.

Perante uma escola em que a diversidade de espaços e situações foi sendo cada vez mais reduzida ao longo da sua história, uma frase de João dos Santos serviu de estímulo maior para o projecto: “Se não tens uma aldeia, meu filho, tens de ir em busca dela! Um menino não pode viver sem ter a sua aldeia.”

Escola Marquesa de Alorna, a torre e a mata, maquete de trabalho, Lisboa, 2008-2012
Foto Laura Castro Caldas & Paulo Cintra

ficha técnica

projeto
Escola Marquesa de Alorna

localização
Lisboa

datas
Projecto: 2007-2008
Construção: 2008-2010

arquitectura
José Neves / Gabinete de Arquitectura

colaboradores
Rui Sousa Pinto, André Matos, Bernardo Enes Dias, Filipe Cameira, Hugo Ferreira, Nuno Florêncio, Vitor Quaresma; João Pernão, Maria Capelo (consultores de cor)

Arquitectura Paisagista
Proap

fundações, estruturas, águas e esgotos
Betar, Joule, Natural Works

fotos
Laura Castro Caldas e Paulo Cintra; João Dias

cliente
Parque Escolar EPE

coordenadas googlemaps
38.734904,-9.158971 

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182.02 edifício institucional
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languages

original: português

source
Gabinete de Arquitectura
Lisboa Portugal

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