Proposto para o rio Spree em Berlim, a grande ambição do Teatro invisível é não ser notado: um lugar que mimetiza-se com o rio e exerce sua presença tão sutilmente quanto possível. Como um ferry boat, a plataforma flutuante é marcada por um espelho d’água de 25 cm, mesclando-se com a lâmina d’água do rio e visando uma paisagem única vis-à-vis os bancos do Spree.
O Teatro será uma celebração do rio, incentivando peças que explorem coreografias com a água. Uma miríade de ocupações espontâneas também podem se desdobrar nesta plataforma: uma pista de patinação no gelo ou local para competições de curling no inverno; uma praia com chaises longues e guarda-chuvas durante o verão; um campo enevoado para se passear em meio à bruma durante o outono; ou um lugar para se desfrutar das vistas para o rio em uma manhã de primavera.
O deck de performances está localizado acima da plataforma técnica, que é acessível através de duas circulações verticais separadas: uma para funcionários / performers; e outra para o público. A sala de ensaio também pode ser usada como plateia subterrânea, com vista contre-plongée privilegiada do palco no andar de cima. As companhias de teatro / dança poderão explorar o espelho de água como quiserem – usando, quando necessário, o deck de performances no modo seco. Este modo é possível pois o navio está equipado com um tanque lastro para compensar diferentes cargas (ver seções). A balsa também conta com uma estação de tratamento de água integrada e um dispositivo de aquecimento da água.
ficha técnica
autor
Carlos M Teixeira
colaboradores
Daila Araújo, Leonardo Rodrigues e Frederico Almeida