A praia é o lugar de lazer, trabalho, encontros, sexualidade, repressão, descanso, brincadeiras, sol e muito mais. É a zona de instabilidade, transformação e incerteza. Seu chão de areia fina muda de forma várias vezes ao longo do tempo e em função dos desejos. Uma pessoa ou várias? As pegadas nos confundem, indicam múltiplas hipóteses que preenchem nosso imaginário e desafiam qualquer tipo de previsão. É preciso passar o dia, o vento e a maré para que, ao amanhecer, o território volte a estar disponível, sempre aberto ao que está por vir. A praia faz você pensar no tempo, em um jeito de ser e deixar de ser.
A nona edição do Tempo_Festival – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro – apresenta “A praia e o tempo”, uma instalação concebida pelo arquiteto Pedro Varella (Gru.a – Grupo de Arquitetos) com performances criadas pela coreógrafa francesa Julie Desprairies. Ambos estão participando do Programa de Residência Artística Cruzada do Instituto Francês do Brasil, que aconteceu em 2018 durante o festival, e está programado para continuar em 2019 na França.
A instalação “A praia e o tempo” é estruturada por duas operações combinadas: demarcar e realocar. A primeira consiste na inserção de uma grande estrutura quadrilátera de 31m x 31m de largura por 50cm de altura que estabelece os limites da área de trabalho, servindo de suporte para a recepção do público. A segunda ocorre a partir do movimento da matéria existente no local – areia e água – que, quando reposicionada, dá origem a uma nova paisagem topográfica. Combinadas, as duas operações geram um cenário que muda gradualmente ao longo do Tempo_Festival.
ficha técnica
projeto
A praia e o tempo
local
Praia de Copacabana, Rio de Janeiro RJ Brasil
ano
2018
área
31m x 31m
arquitetura
Pedro Varella / Gru.a – Grupo de Arquitetos
curadoria
Tempo Festival
coreografia
Julie Desprairies
fotos
Divulgação / Gru.a – Grupo de Arquitetos