Edifício de uso público, que aglomera atividades culturais, esportivas, de ensino, de saúde, de recreação e de lazer, o Sesc Guarulhos foi concebido como um grande espaço democrático e convidativo, que procura favorecer e suscitar o encontro, a convivência e a interação entre pessoas.
Localizado em região urbanizada, próximo do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do conjunto Habitacional Zezinho Magalhães, a paisagem de sua vizinhança apresenta um desenho heterogêneo, por vezes fragmentado e descontínuo, característico de ambientes urbanos em processo de crescimento e transformação.
Nesse contexto, o projeto procura enfatizar a condição do Sesc como comunicador social e polarizador cultural por meio de uma arquitetura não apenas orientada para as soluções específicas de suas atividades e funções, como também para a construção de um cenário urbano mais contínuo, coeso e unitário.
O acesso ao edifício é generoso e não intimidador. Pensado como extensão dos percursos urbanos, procura gentilmente convidar o visitante ao conhecimento e uso da unidade.
Internamente os espaços se estruturam ao entorno de uma grande Praça de Convivência que recebe os fluxos externos e concentra, articula e distribui as diversas atividades do complexo. Espaço transparente e permeável às perspectivas visuais, essa praça integradora expõe os acontecimentos do edifício e incorpora a paisagem circundante a seus ambientes internos. Um sistema de cobertura composto por grelhas metálicas, vidro, extratores de ar e brises horizontais em alumínio perfurado para proteção solar, filtra a luz natural e serve de coroamento a esse espaço diáfano.
As circulações internas, organizadas de modo simples e preciso por rampas, passarelas e corredores debruçados sobre a Praça de Convivência, expõem o movimento dos usuários e reforçam o caráter extrovertido do edifício.
Seu programa se distribui em três pavimentos:
Térreo – ao entorno da Praça de Convivência, abrem-se a Central de Atendimento, as Salas de Exposições, a Clínica Odontológica e os Ambientes de Recreação Infantil e Juvenil.
Nesse pavimento, o Ginásio de Esportes coberto e seus sanitários e vestiários de apoio completam as áreas de fruição pública.
Com acessos independentes, o Pátio de Carga e Descarga e o Setor Operacional se localizam junto aos dois pavimentos de estacionamento de veículos. Essa disposição organiza os fluxos de serviço e proporciona eficiência operacional ao Teatro, Restaurante, e demais áreas do complexo.
Intermediário – o Teatro, com seu foyer voltado para o vazio da Praça de Convivência, se conforma como um corpo sólido independente – suas dimensões de plateia, palco coxias e bastidores se adaptam às diversas demandas de uso requeridas pelo Sesc.
Nesse pavimento, favorecidos pela topografia natural do terreno, encontram-se o Complexo Aquático (coberto e descoberto) e as Quadras Esportivas externas. A Comedoria, voltada tanto para a Praça de Convivência quanto para as piscinas e as áreas de solário, oferece aos usuários o deleite das perspectivas visuais variadas.
Distribuem-se também nesse pavimento, a Administração, a Biblioteca, a Estação Ambiental e os espaços externos de jardim.
Superior – no último pavimento se localizam as Salas Multiuso, Ginástica Multifuncional e de Atividades Físicas. Seus corredores de acesso, além de também se voltarem para a Praça de Convivência, percorrem os vazios dos pés-direitos duplos do Ginásio de Esportes e da Piscina Coberta. Uma varanda para atividades corporais externas, voltada para Centro Aquático e Esportivo, potencializa o uso dessas salas e sombreia a Comedoria no pavimento inferior. Um completo Centro de Música conclui os espaços desse dinâmico complexo de atividades.
nota
NE – Projeto vencedor do Primeiro Concurso Público de Arquitetura promovido pelo Sesc, em 2009.
ficha técnica
projeto
Sesc Guarulhos
ano
Concurso: 2009
Projeto: 2009-2014
Construção: 2014-2019
áreas
Terreno: 22.017,60 m²
Construída: 34.200,00m²
arquitetura
Lilian Dal Pian e Renato Dal Pian (autores), Paulo Noguer, Luiz Alberto Backheuser e Daniel Maeda (coordenação), Adriana Godoy, Amanda Higuti, Ana Lúcia Pialgata, Bruno Pimenta, Carolina Freire, Carolina Fukumoto, Carolina Tobias, Caroline Portugal, Cristiane Sbruzzi, Filomena Piscoletta, Giovana Giosa, João Pires, Júlio Costa, Leona Pellini, Lidia Martello, Liliana Andrade, Luis Taboada, Marcelo Otsuka, Natalie Tchilian, Nathalia Fonseca, Oliver Schpeepmaker, Olívia Costa, Paula Cruz, Rachel Rodorigo, Ricardo Cristoffani, Ricardo Rossin, Thais Dematte e Verónica Antonela (colaboradores) / Dal Pian Arquitetos
construtora
JWA
ambientação
Dal Pian Arquitetos
paisagismo
Luiz Portugal Albuquerque
comunicação visual
Homem de Melo & Troia Design
luminotécnica
Senzi Lighting
conforto ambiental
Ambiental Consultoria Ltda
acústica
Harmonia Acústica
consultoria de esquadrias
Arqmate
estrutura
Kurkdjian Fruchtengarten Engenheiros Associados
fotos
Nelson Kon / Sesc SP
Pedro Mascaro / Sesc SP (drone)