Localizado em Gravataí, região sul do Brasil, esta obra foi desenvolvida para compor a área de lazer de uma residência existente. Assim, o projeto organiza o seguinte programa: uma piscina, um deck, um trapiche e um quiosque, sendo este último o elemento central desta composição.
O quiosque consiste em uma cobertura retangular de concreto armado, cujo maior lado mede 15 metros e o menor mede 6 metros. Quatro pilares circulares de seção idêntica, medindo 35 centímetros cada, erguem esta cobertura a 3 metros do nível do piso. No sentido longitudinal, os apoios distam 9 metros intercolúnio e têm 3 metros de balanço para cada lado; no sentido transversal, 5,20 metros separam os pilares que estão afastados 40 centímetros das bordas.
Esta cobertura serve como abrigo parcial para três volumes de tijolo aparente. O primeiro é um retângulo de 2,20 x 4,00 metros que está paralelo à face de maior dimensão da cobertura, abrangendo dois banheiros, um módulo para televisão, um local de armazenamento e uma floreira. O segundo, um retângulo de 1 x 3,50 metros orientado na mesma direção que o volume anterior, é destinado para armários e geladeira. O terceiro, é um polígono em forma de “L” cuja largura é de um metro, os segmentos externos medem 3,2 metros e os segmentos internos, 2,20 metros. Esse último volume abriga a churrasqueira, o forno de pizza e o fogão a lenha. Todos os módulos de tijolo têm a mesma altura, 2,60 metros.
Ainda sobre esta cobertura há um bar que atende a piscina, o qual está situado 70 centímetros abaixo do nível do piso, e consiste num retângulo de um metro de largura e 4,80 metros de comprimento.
ficha técnica
projeto
Quiosque EL165
local
Gravataí RS Brasil
ano
2016
área
Terreno: 2.200 m2
Área Construída: 105 m2
Área total: 315 m2
arquitetura
Arquitetos Diego Brasil e Anderson Calvi (autores) / Br3 Arquitetos
engenharia estrutural
Jonatas Krugg
foto
Marcelo Donadussi