Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O Oslo Museum of Design é um dinâmico complexo de edifícios, que estabelece um diálogo harmonioso com seu contexto imediato, com a cidade de Oslo e com as tradições norueguesas.

english
Oslo Museum of Design is a dynamic complex of buildings – all in one – that establishes a harmonious dialogue with its immediate context, with the city of Oslo and with Norwegian traditions.

español
Oslo Museum of Design es un dinámico complejo de edificios, que establece un diálogo armonioso con su contexto inmediato, con la ciudad de Oslo y con las tradiciones noruegas.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Oslo Museum of Design. Um marco em contexto. Projetos, São Paulo, ano 21, n. 243.01, Vitruvius, mar. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/21.243/8099>.


O texto relata o projeto elaborado por um pequeno grupo de arquitetos e estudantes de arquitetura que foi agraciado com uma menção honrosa, entre 126 projetos submetidos a um concurso de ideias promovido pela Switchcompetitions.

O Oslo Museum of Design fica de frente para o fiorde, como se estivesse atracado. Os dois volumes principais – o maior que ampara as funções do museu; e o menor que recebe as funções do centro de ensino e treinamento e do laboratório de design – têm como referência antigas tradições marítimas da Noruega: enormes barcos. Sua estrutura metálica lembra uma rede de pesca. Os edifícios flutuam sobre uma plataforma, abaixo da qual o restante do programa arquitetônico do complexo se desenvolve. Lá estão o estacionamento, um grande depósito, o hall de entrada e recepção, o hall para convenções e eventos, a biblioteca, o restaurante, a praça de alimentação e sanitários. O complexo é totalmente rodeado por natureza, com os edifícios se elevando acima das árvores. No lado de fora, há ainda um deck de verão, um espaço público com piscinas e outras diversões; na laje superior, por fora, há muito espaço para atividades culturais diversas. Acesso para esses espaços pode ser feito tanto por dentro do edifício, como por fora, pelos caminhos da mata.

O Oslo Museum of Design, não obstante seu complexo programa, é um espaço de leitura fácil, com espaços amplos e abertos e ambientes adaptáveis. O hall de entrada é por onde se dá o acesso para os edifícios principais (o museu e o centro de ensino) e onde outras estruturas de apoio estão localizadas (livraria, bilheteria etc.). A biblioteca, na forma de uma espiral, divide o hall de entrada do hall de convenções e eventos. Neste último, há espaços para salas de convenções, salas de apoio e sanitários em ambos os lados. O restaurante e a praça de alimentação estão localizados no final do hall, conectando o edifício à paisagem, ao deck externo e ao fiorde. O teto do hall de convenções e eventos tira vantagem de sua estrutura em forma de tabuleiro de xadrez, formando quadrados e deixando tudo a vista. Alguns quadrados serão cobertos, não com laje, mas com vidro, permitindo que a luz do terraço acima entre no hall.

Oslo Museum of Design, implantação, Oslo, Noruega, 2000. Arquitetos Anne Vital Brustolin, Lorena Petrovich Pereira de Carvalho, Márcio Moraes Valença, Nilberto Gomes de Souza e Yuri de Souza Duarte
Imagem divulgação/ Disclosure image [Switchcompetition]

A vida cultural de Oslo, o fiorde, a cobertura das árvores, as muitas funções do novo complexo e todo o espaço disponível dentro e fora para programações de entretenimento e diversão, ao longo de todo o ano, em suma, tudo isso irá contribuir para adicionar mais atratividade para esta parte da cidade de Oslo, situada na borda do centro mais dinâmico da cidade.

Oslo Museum of Design, planta térreo, Oslo, Noruega, 2000. Arquitetos Anne Vital Brustolin, Lorena Petrovich Pereira de Carvalho, Márcio Moraes Valença, Nilberto Gomes de Souza e Yuri de Souza Duarte
Imagem divulgação/ Disclosure image [Switchcompetition]

O Oslo Museum of Design é um dinâmico complexo de edifícios, que estabelece um diálogo harmonioso com seu contexto imediato, com a cidade de Oslo e com as tradições norueguesas. O volume maior, com alusão à forma de um grande barco, estabelece uma conexão entre o passado e o presente; o volume menor, que contém o centro de ensino e treinamento, estabelece uma conexão entre o presente e o futuro. Além disso, a forma arquitetônica contemporânea do complexo de edifícios oferece à cidade de Oslo mais um motivo para contemplação e diversão.

ficha técnica

projeto
Oslo Museum of Design

Menção honrosa no Oslo Museum of Design Competition

instituição promotora
S
witchcompetition

jurados
Manuel Navarro Zornoza; Michael Neumann; Adrian Welch e Thor Olav Solhjor

ano
2020

arquitetura
Anne Vital Brustolin, Lorena Petrovich Pereira de Carvalho, Márcio Moraes Valença, Nilberto Gomes de Souza e Yuri de Souza Duarte (equipe de projeto); Janilson Torres (arte do banner); Jessé da Paz Góis (modelo parametrizado); Layse Mendes (renderização); Marcos Gonçalves de Oliveira (modelagem do corte do terreno)

comments

243.01 institutional
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

243

243.02 residencial

Vivienda T

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided