Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Localizado em Xangri-lá, o Quiosque Fix constitui uma área de lazer complementar a uma residência. A partir da leitura do lote e da casa existente, propôs-se uma cobertura triangular de concreto que atua como um grande abrigo.

english
Located in Xangri-lá, the Fix Kiosk is a leisure area that complements a residence. From the reading of the lot and the existing house, a triangular concrete roof was proposed that acts as a large shelter.

español
Ubicado en Xangri-lá, el Quiosco Fix es un área de esparcimiento que complementa una residencia. A partir de la lectura del lote y de la casa existente, se planteó una cubierta triangular de hormigón que actúa como un gran abrigo.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Quiosque Fix. Projetos, São Paulo, ano 21, n. 248.01, Vitruvius, ago. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/21.248/8425>.


O projeto localizado em Xangri-lá, cidade do litoral do Rio Grande do Sul, constitui uma área de lazer complementar a uma residência existente que organiza os seguintes usos: lavabo, churrasqueira, fogão a lenha, depósito, bar seco, bar molhado, piscina profunda e rasa, uma raia e uma lareira ao ar livre.

A partir da leitura do formato do lote e do desenho da casa existente propôs-se uma cobertura triangular de concreto que atua como um grande abrigo. Tal peça triangular é idealizada como um elemento de reconhecimento dos limites que o cercam. Assim, duas faces do triângulo demarcam a quina do lote enquanto a outra face segue o alinhamento paralelo à varanda da residência atual.

Quiosque Fix, Xangri-lá RS Brasil, 2021. Arquitetos Diego Brasil, Anderson Calvi, Natasha Rebelo, Bruna Plucinski e Rodrigo Alves / BR3 Arquitetura
Foto/photo Marcelo Donadussi

Como forma de redução da peça principal, sobre essa cobertura dispõe-se uma peça triangular de granito que organiza as funções de preparo e cocção dos alimentos, banquetas do bar, local para bebidas e uma chopeira. Um volume de aço corten funciona como uma cortina que serve como elemento de proteção visual e abriga depósito, churrasqueira, nicho para geladeira e lavabo.

A quina leste dessa laje triangular é decomposta em uma escada de três lances que dá acesso à cobertura. Nesse nível está localizada uma lareira ao ar livre protegida por um banco e uma floreira que contornam toda a periferia do espaço. Há ainda na cobertura um volume destinado ao abrigo da unidade condensadora do ar condicionado que compõe um banco inclinado.

Na quina oposta um bar afundado atende a piscina, local que também é protegido pela laje, possibilitando um sombreamento para uso da área ao meio dia.

Quiosque Fix, Xangri-lá RS Brasil, 2021. Arquitetos Diego Brasil, Anderson Calvi, Natasha Rebelo, Bruna Plucinski e Rodrigo Alves / BR3 Arquitetura
Foto/photo Marcelo Donadussi

A disposição da piscina considera a área com maior incidência de luz solar e funciona como uma sequência de áreas submersas (piscina profunda e rasa, ofurô e raia) que acomodam-se ao longo da periferia da cobertura.

Assim, este projeto revela-se como uma resposta arquitetônica às questões levantadas a partir da leitura das características físicas do local, do percurso solar e das necessidades dos usuários.

Quiosque Fix, Xangri-lá RS Brasil, 2021. Arquitetos Diego Brasil, Anderson Calvi, Natasha Rebelo, Bruna Plucinski e Rodrigo Alves / BR3 Arquitetura
Foto/photo Marcelo Donadussi

ficha técnica

projeto
Quiosque Fix

local
Xangri-lá RS Brasil

área
70 m²

ano
2021

arquitetura
Arquitetos Diego Brasil, Anderson Calvi, Natasha Rebelo, Bruna Plucinski e Rodrigo Alves / BR3 Arquitetura

engenharia
Jonatas Krugg

estrutura e materiais
Concreto e aço cortein

foto
Marcelo Donadussi

comments

248.01 área de lazer
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español english

source

share

248

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided