Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, carregado de histórias e valores, a Casa Floresta é a união entre passado e presente, o antigo e o novo, uma edificação outrora esquecida, ressurgindo com novos moradores em meio ao bairro Floresta.
Um dos últimos redutos da capital mineira que, sem perder a elegância e a sofisticação, traz o passado ao presente, edificações centenárias vestidas de jovialidade: esse é o presente e será o futuro. Traços antigos juntos a materiais novos, contemporaneidade não está no volume do edifício, sim no ressignificar.
O projeto transita entre a preservação dos valores volumétricos e austeridade dos materiais contemporâneos. O primeiro desafio foi reverter a demanda inicial de demolir completamente a edificação existente, pois as formas e proporções originais desse projeto atravessam décadas e nos contam a história de uma cidade acolhedora e receptiva, assim como o bairro, sem perder de vista o objetivo principal, tornar a Casa Floresta muito mais do que uma casa, um lar.
O trabalho desenvolvido partiu do princípio de se preservar ao máximo o imóvel original: praticamente todas as paredes, janelas e adornos da fachada foram mantidos, preservando-se sua essência. Já em relação a paisagismo, gradil e revestimentos, houveram mudanças significativas, visto que esses já estavam bastante deteriorados. Além disso, para melhor aproveitamento da área dos fundos do lote, as construções anexas existentes foram demolidas dando lugar a um anexo, que reflete contemporaneidade em suas formas e volumes, que consiste em um espaço amplo, onde todos os cômodos se conectam em um grande ambiente aberto.
ficha técnica
projeto
Casa Floresta
local
Belo Horizonte MG Brasil
ano
2021
área
330m²
arquitetura
Arquitetos Zargos Rodrigues, Rodrigo Pereira, Frederico Rodrigues, Carla Deltreggia, Ika Okamoto, Letícia Armond, Nathalia Melo e Laís Parreiras (autores) / Estúdio Zargos
consultoria de patrimônio histórico
Nattalia Bom Conselho e Lorena Nilzete
paisagismo
Rodrigo Pereira
construção
Amarildo Felipe, Alexandre Bringhenti, Rubens Barcelos e Luciana Bringhenti
consultoria civil
Qualis Engenharia
estrutura
Moa Engenharia
instalações prediais
alexandre Bringhenti e Rubens Barcelos
foto
Jomar Bragança