Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O projeto de 2018 retoma uma história de cinema de rua interrompida por trinta anos; intervenção de arquitetura contemporânea com o objetivo de viabilizar um equipamento público de cultura e memória.

english
The 2018 project revives a history of street cinema interrupted for thirty years; an intervention of contemporary architecture aimed at enabling a public facility for culture and memory.

español
El proyecto de 2018 retoma una historia de cine callejero interrumpida durante treinta años; una intervención de arquitectura contemporánea con el objetivo de habilitar una instalación pública de cultura y memoria.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Cinema da Praça. Restauro em Paraty RJ. Projetos, São Paulo, ano 23, n. 274.04, Vitruvius, out. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/23.274/8874>.


O interior do sobrado tombado do antigo cinema da cidade de Paraty encontrava-se em ruínas, porém livre de divisórias, tal qual uma casca vazia, inacabada e aberta à livre ocupação. As marcas do tempo, das sucessivas reformas e modificações, todas à mostra revelando parte da história do lugar. Como uma obra aberta, tratava-se de um convite às novas possibilidades, mas também de uma forte memória e identidade à preservar. O projeto de arquitetura se orienta, portanto, a partir da percepção de que a história deste prédio tombado não está congelada no tempo, mas aberta à sua continuidade como espaço vivo de cultura e memória em permanente construção.

Cinema da Praça, Paraty RJ, 2018. Arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos
Imagem divulgação [Arquipélago Arquitetos]

Cinema da Praça, Paraty RJ, 2018. Arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos
Foto Pedro Napolitano Prata

Com efeito, as decisões de projeto norteiam-se pela mínima intervenção necessária para a adequada realização das atividades propostas, e valorização/proteção do patrimônio histórico e afetivo existente. Busca-se a distinção intencional entre elementos novos dos existentes, evitando confusão entre o antigo e o novo, sem prejuízo do conjunto arquitetônico. Didaticamente, o funcionamento construtivo, elétrico e hidráulico é mantido aparente tanto quanto possível. Espaços de serviço, apoio e infraestrutura são concentrados de modo a potencializar a continuidade do espaço livre e sua flexibilidade de uso.

Cinema da Praça, planta situação, Paraty RJ, 2018. Arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos
Imagem divulgação [Arquipélago Arquitetos]

Cinema da Praça, esquema circulação, Paraty RJ, 2018. Arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos
Imagem divulgação [Arquipélago Arquitetos]

O programa de atividades principal é constituído pela sala multiuso de cinema-teatro, que pode ser francamente aberta para o espaço de foyer e exposições através de portas pivotantes. É por este espaço que é feita a entrada e recepção do público da rua, definindo-se um eixo de continuidade espacial que almeja integrar o máximo possível as atividades culturais do edifício à praça pública em sua frente. Em paralelo a este eixo constitui-se outro, complementar: um eixo de circulação, serviços, apoio e infraestrutura. É organizado por critério de uso público a partir da entrada, abrigando balcão de recepção/copa, escada para o segundo pavimento, rota acessível à sala multiuso de cinema-teatro, lavatórios e sanitários, acesso de serviços, depósito, camarim e, aos fundos, acesso à coxia.

Cinema da Praça, Paraty RJ, 2018. Arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos
Foto Pedro Napolitano Prata

Cinema da Praça, Paraty RJ, 2018. Arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos
Foto divulgação [Arquipélago Arquitetos]

O segundo andar existente era composto em grande parte por uma estrutura e laje de concreto armado em péssimas condições, interditado ao uso. Propôs-se a substituição destes elementos comprometidos e o estabelecimento de uma nova estrutura, independente do arcabouço antigo. Uma estrutura metálica, ligeiramente solta da alvenaria original, apoia uma nova laje para os usos do segundo pavimento, sem comprometer estruturalmente as paredes existentes. Trata-se de uma sala multiuso principal e outra de leitura, além da cabine de projeção, administração, banheiro e copa para funcionários, depósito e acesso para plataforma e terraço técnico. A plataforma atravessa por cima do palco e tela de projeção, potencializando o controle luminotécnico e de dispositivos de cenário. O terraço com suas claraboias, em conjunto com o pátio descoberto, possibilitam a iluminação e ventilação naturais de todos os ambientes de serviço, no primeiro e segundo pavimentos. Além disso, permite adequado acesso de manutenção ao telhado e abriga discretamente os condensadores de ar condicionado que atendem a sala principal. A cobertura original foi conservada como está na medida do possível, com exceção do ligeiro deslocamento do pátio descoberto existente para melhor atender os novos usos e do mencionado terraço técnico.


Filme <i>Cinema da Praça, Paraty</i> 

ficha técnica

projeto
Cinema da Praça

local
Paraty RJ

ano
2018

área
475m²

arquitetura
arquitetos Luís Tavares e Marinho Velloso (autores) / Arquipélago Arquitetos

cliente
Secretaria Municipal de Cultura de Paraty

construção
Santa Rosa Construtora

luminotécnica
Ricardo Heder / LUX Projetos

ar condicionado
Itaclima

cenotecnia
Telem

complementares
BAA Arquitetura

sinalização
Patrícia Gibrail

coordenadora executiva
Andrea Maseda

foto
Pedro Napolitano Prata

vídeo
Ocupação 16

comments

274.04 cultural
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

274

274.01

Mirador Aula

274.02

Escada de evacuação na área protegida Teresianas Ganduxer

274.03 edificio institucional

Conferencia Episcopal Paraguaya

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided