Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O projeto envolveu um trabalho detalhado para explicar e concordar com o património da Câmara Municipal de Barcelona sobre o seu impacto, a sua fluidez com o existente e a sua definição para integração com o pavilhão desenhado e construído por Gaudí.

english
The project involved detailed work to explain and agree with the heritage of Barcelona City Council its impact, its fluidity with the existing building and its definition to integrate with the pavilion designed and built by Gaudí.

español
El proyecto supuso un trabajo pormenorizado para explicar y acordar con patrimonio del Ayuntamiento de Barcelona su impacto, su fluidez con lo existente y su definición para integrarse con el pabellón proyectado y construido por Gaudí.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Escada de evacuação na área protegida Teresianas Ganduxer. Projetos, São Paulo, ano 23, n. 274.02, Vitruvius, out. 2023 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/23.274/8928>.


A escola e residência da Comunidade Religiosa Teresiana de Ganduxer é um recinto composto por seis pavilhões, com a singularidade e o interesse de o primeiro deles ter sido desenhado e construído por Antoni Gaudí.

O fundador da comunidade teresiana, San Enrique de Ossó, encomendou, em 1889, o projeto a Antoni Gaudí com uma tripla missão: localizar a escola primária para meninas, a sede principal do Conselho Geral e um internato para meninas.

A escola cresceu muito ao longo dos anos e se adaptou educacional e construtivamente às necessidades e demandas de qualquer complexo educacional.

A particularidade do conjunto, com classificação de Bem Cultural de Interesse Nacional, significou cuidados especiais tanto para o edifício como para a sua envolvente.

Nos últimos anos, a direção escolar tem vindo a organizar todos os seus espaços, ampliando as suas instalações e adaptando-se às exigências atuais da sua atividade. Entre as intervenções necessárias do estabelecimento de ensino estava a necessidade básica de conclusão da licença ambiental do complexo. O projeto de licença ambiental vinha se desenvolvendo há muitos anos e a dificuldade de intervenção no pavilhão de Gaudí tornou praticamente inviável o seu cumprimento. Por fim, estudou-se a opção de desvincular o edifício Gaudí de atividades escolares para lhe dar uma utilização de atendimento ao público e residencial da comunidade.Teresa. A decisão permitiu desvendar e limitar bastante as ações necessárias para dotar o complexo escolar dos requisitos de segurança que uma atividade deste tipo necessita. A maior intervenção foi a construção de uma escada de evacuação num dos pavilhões, contíguo ao edifício de Gaudí, o Pabellón Santa Teresa (edifício construído em 1946, que adere discretamente ao edifício de Gaudí).

O Pavilhão de Santa Teresa é composto por cave, rés-do-chão mais sótão e três pisos típicos.

O projeto envolveu um trabalho detalhado para explicar e concordar com o património da Câmara Municipal de Barcelona sobre o seu impacto, a sua fluidez com o existente e a sua definição para integração com o pavilhão desenhado e construído por Gaudí.

Escada de evacuação na área protegida Teresianas Ganduxer, Barcelona, Espanha, 2022. Arquitetos Felipe Pich-Aguilera, Teresa Batlle e Ute Müncheberg / Picharchitects / Pich-Aguilera
Foto/photo Simão Garcia

Após análise da estrutura do Pavilhão e estudo das diferentes possibilidades de localização da escada de evacuação, foi proposta uma escada exterior, limitando-a ao vão central da fachada lateral, com o interesse de respeitar a modulação existente. A sua posição coincide com o final de um corredor interior que dá acesso a todas as salas de aula e se liga longitudinalmente a uma segunda escada.

O volume de acesso do edifício Gaudí e algumas de suas treliças, seus ritmos, transparência e textura são tomados como referência.

O projeto propõe um volume e recinto com composição tradicional em treliça cerâmica, com o expresso interesse de que através dele se possa visualizar a fachada do pavilhão existente e compreender os diferentes períodos de intervenção. A escada é projetada com elementos metálicos pré-fabricados montados no local.

O projeto estuda cuidadosamente a visão do Edifício Gaudí, tanto do exterior das instalações como do interior. A proposta permitiu a passagem em todo o seu contorno, bem como dignificou um espaço residual da escola.

Escada de evacuação na área protegida Teresianas Ganduxer, Barcelona, Espanha, 2022. Arquitetos Felipe Pich-Aguilera, Teresa Batlle e Ute Müncheberg / Picharchitects / Pich-Aguilera
Foto/photo Simão Garcia

ficha técnica

projeto
Escada de evacuação na área protegida Teresianas Ganduxer

local
Rua Ganduxer n. 85. Barcelona, Espanha

ano
2022

superficie
450m²

arquitetura
Arquitetos Felipe Pich-Aguilera, Teresa Batlle e Ute Müncheberg / Picharchitects / Pich-Aguilera

gestor de projeto
Umma

construção
Reconsa

cálculo estrutural
Angel Sendarrubias / Picharquitetos / Pich-Aguilera

gestão de obras
Ute Muncheberg e Angel Sendarrubias

foto
Simão Garcia

comments

274.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español english

source

share

274

274.01

Mirador Aula

274.03 edificio institucional

Conferencia Episcopal Paraguaya

274.04 cultural

Cinema da Praça

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided