Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
No livro resenhado, Octavio Paz explica com notável lucidez alguns dos temas que historicamente condicionaram a consciência cultural do continente e que perduram até os dias de hoje

how to quote

GHIONE, Roberto. Complexo de periferia. Resenhas Online, São Paulo, ano 11, n. 123.03, Vitruvius, mar. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/11.123/4246>.


No ensaio intitulado A tradição anti-moderna de Latino-américa, escrito em 1983, o célebre poeta e escritor mexicano Octavio Paz (1914/1998) explica com notável lucidez alguns dos temas que historicamente condicionaram a consciência cultural do continente e que perduram até os dias de hoje. Nele, compara os processos de conquista e colonização da América do Norte e da América Latina. O primeiro, colonizado por ingleses, holandeses e franceses, significou a transferência para o novo mundo das idéias derivadas dos acontecimentos que inauguraram o mundo moderno, como a Reforma, o Renascimento e a Ilustração. A conquista e colonização do que hoje é América Latina, pelo contrário, significou a transferência da antimodernidade, encarnada nas idéias da Contra-reforma e da Neo-escolástica por portugueses e espanhóis, que estenderam ao novo mundo o conceito de cruzada que, naquele momento, permitiu a expulsão de judeus e a recuperação da península Ibérica do domínio Islâmico, sob uma ideologia que misturava política e religião.

As realizações arquitetônicas e urbanas na América Latina foram fantásticas: a mistura das culturas cristã, judaica e muçulmana, integradas nas circunstâncias do novo mundo, produziram obras que hoje constituem o riquíssimo patrimônio arquitetônico e urbano colonial, bem diferente das modestas e simplórias construções que iniciaram o processo de colonização na América do Norte. Como bem descreve Octavio Paz, o que no Norte era nascimento, em América Latina era crepúsculo. No Norte, a colonização chegou para trabalhar e fundar uma nova nação; na América Latina, chegou para tomar posse e transferir antigos privilégios numa nova organização social. No Norte, existia uma idéia implícita de centro, de forjar um novo destino; na América Latina, a idéia era a de periferia, de translado das estruturas de domínio das metrópoles impregnadas de anti-modernidade.

Quando aconteceram as revoluções e a formação das nações latino-americanas, no fim do Século XIX, as burguesias ilustradas locais pretenderam superar séculos de antimodernidade com a importação das imagens de modernidade dos países mais avançados. A França era o modelo cultural, a Inglaterra, o econômico, a Alemanha, o militar, e o Estados Unidos, o político. Iniciou se um processo de cultura das imagens, ou cultura das aparências, que perdura até hoje e que restringe, particularmente no campo da arquitetura, o desenvolvimento de processos culturais autênticos e diferenciados. Existe, numa ampla porção dos profissionais locais da arquitetura, um complexo de periferia, que valoriza mais as imagens que chegam do chamado “primeiro mundo” do que a procura por autênticas expressões das culturas locais, atitude que perdura a circunstância histórica periférica de América Latina. A esta condição histórica, agrega-se uma consciência de submissão latino-americana: em todos os âmbitos da cultura e da vida social denota-se uma persistente tendência a consagrar os valores da civilização ocidental, ainda ao custo de sacrificar autênticas expressões locais, que passam a atuar como manifestações de resistência.

A consciência de arquitetos latino-americanos que persistem em copiar modelos europeus e americanos sem perceber as peculiaridades e riquezas do nosso contexto perdura a condição periférica das nossas sociedades. Superar o complexo de periferia é um ponto de partida substancial para a produção de arquitetura com sentido de transcendência e significado cultural. Transferir a noção de centro para nós mesmos, aprender da nossa cultura, adaptar os conceitos universais à nossa realidade, saber ver e valorizar o que temos nas mãos é o caminho a seguir para obter uma produção singular, autêntica e diferenciada, independente das contaminações externas. Talvez este seja o maior desafio da arquitetura brasileira e latino-americana para fazer uma produção com sentido cultural. As artes plásticas, a literatura, o cinema, a música são, entre outras, manifestações que souberam ganhar seu espaço como representantes genuínas do Ser latino-americano, expressões que transmitem os problemas e valores do Homem universal com uma visão local. Cabe à arquitetura ganhar sua porção de representatividade dos valores sociais locais, conciliando seu caráter comercial com o cultural, transformando o cotidiano em expressões autenticas das nossas cidades e da nossa gente, como souberam expressar nossos antepassados nas estruturas das cidades históricas.

sobre o autor

Roberto Ghione, arquiteto, é formado pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Pós-graduado em Preservação do Patrimônio, Crítica Arquitetônica e Planejamento Urbano pela Universidad Católica de Córdoba. Titular do Escritório Vera Pires Roberto Ghione Arquitetos Associados, Recife PE.

comments

resenha do livro

Tiempo nublado

Tiempo nublado

Octavio Paz

1983

123.03
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

123

123.01

Neourbanismo

Como elaborar e manejar projetos urbanos em um contexto incerto

Aldo Paviani

123.02

Favelas brasileiras

Do insulamento à integração na cidade formal

Roberto Segre and José Barki

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided