Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
André Stolarski descreve o livro de Rafael Cardoso como debate sobre papel do design na sociedade, revendo noções básicas do assunto, e atualizando a discussão proposta por “Design para o mundo real”, livro publicado em 1971 por Victor Papanek

how to quote

STOLARSKI, André. Os complexos desafios do designer contemporâneo. Resenhas Online, São Paulo, ano 11, n. 124.02, Vitruvius, abr. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/11.124/4277>.


Em um mundo cada vez mais complexo os desafios do designer são cada vez mais profundos. Neste livro, Rafael Cardoso atualiza a discussão em torno do papel do design na sociedade, revendo noções básicas como forma, função e significado, demonstrando como nossa relação com as coisas é definida pela mutabilidade. Ao enfrentar os dilemas colocados pela contemporaneidade, este livro é uma poderosa ferramenta teórica, elaborada de maneira clara tanto ao leigo quanto ao estudioso.

Design para um mundo complexo atualiza a discussão proposta por Design para o mundo real, publicado há quarenta anos, em 1971. Seu autor, o designer norte-americano Victor Papanek, alertava para a perda de sentido do design de matriz modernista crescente e perversamente estetizado em face de um mundo assolado pela miséria, violência e degradação, e conclamava os designers a saírem de seu universo autoreferente para projetarem soluções para o mundo real.

Constatando que os problemas apontados por Papanek tornaram-se ainda mais profundos, Rafael Cardoso procurou realizar ao mesmo tempo .uma homenagem e uma revisão crítica. à publicação original, aprofundando o ataque à noção modernista de função e atualizando o .mundo real. de então, cuja materialidade passou definitivamente a ser envolvida e permeada por uma camada de informação e imaterialidade.

Segundo Cardoso, para que o design possa ter qualquer efetividade sobre esta realidade, precisará necessariamente considerar sua complexidade, entendida como .um sistema composto de muitos elementos, camadas e estruturas, cujas inter-relações condicionam e redefinem continuamente o funcionamento do todo..

Se muitos autores se contentam em exaltar a busca pela simplicidade como forma de ser do design (afinal de contas, .o design nasceu com o firme propósito de por ordem na bagunça do mundo industrial.), são efetivamente poucos os que se dispõem a enfrentar os desconcertantes dilemas colocados pela complexidade das aparências, das formas e dos significados.

sobre o autor

André Stolarski é designer formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Dirigiu o departamento de design e museografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1998 a 2000. É sócio-diretor da Tecnopop, onde desenvolve diversos projetos nas áreas editorial, expositiva e de identidade visual. Concebeu e desenvolveu o volume Depoimentos sobre o design visual brasileiro: Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil e adaptou para o português o livro Elementos do estilo tipográfico, do poeta, ensaísta e tipógrafo canadense Robert Bringhurst, ambos editados pela Cosac Naify em 2005.

comments

resenha do livro

Design para um mundo complexo

new

Design para um mundo complexo

Rafael Cardoso

2012

124.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

124

124.01

De Odessa a São Paulo

Revisitando a trajetória de Gregori Warchavchik, pioneiro da arquitetura moderna no Brasil

Renato Anelli

124.03

Arquitectura emergente ó arquitectura de emergencia

Humberto González Ortiz

124.04

Jean-Louis Cohen e a arquitetura da guerra

Um vazio na história da arquitetura: 1939-1945

Roberto Segre

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided