Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Bois na pastagem, fazenda em São Sebastião do Paraíso. Foto Abilio Guerra

abstracts

português
Com fotos de Ronaldo Azambuja e texto de João Serraglio, a matéria apresenta a Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratón Grande, Baía Norte de Florianópolis, concebida e construída a partir de 1739 pelo oficial português Brigadeiro José da Silva Paes.


how to quote

AZAMBUJA, Ronaldo; SERRAGLIO, João. Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Paisagem incorporada. Arquiteturismo, São Paulo, ano 13, n. 148.02, Vitruvius, jul. 2019 <http://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/13.148/7408>.


A Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratón Grande, Baía Norte de Florianópolis, foi concebida e construída a partir de 1739 pelo oficial português Brigadeiro José da Silva Paes, dentro de um sistema de quatro fortificações com função de proteger a Ilha de Santa Catarina. Tombada pelo Iphan em 1938, faz parte do Conjunto de Fortificações Brasileiras na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial da Unesco.

Por causa desses fortes, Silva Paes foi criticado: teria sido mais arquiteto civil do que militar. O Forte de Ratones se deixa envolver pelo contexto, desdobra-se na topografia e abre-se para a vista da baía. Parece que Silva Paes foi tomado pela paisagem, o que no futuro viria a se tornar marca distintiva da arquitetura portuguesa.

Se sua capacidade bélica se tornou rapidamente obsoleta, sendo abandonado poucos anos depois de construído, seu diálogo silencioso com a paisagem persiste, prolongando seu significado em direção ao futuro.

[texto de João Serraglio]

Fortaleza de Santo Antônio, Ilha de Ratón Grande, Florianópolis
Foto Ronaldo Azambuja

sobre os autores

Ronaldo Azambuja é fotógrafo e mora em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

João Serraglio é arquiteto, sócio da LOTO arquitetos, e co-autor de Hans Broos: memória de uma arquitetura (Ed. do autor, 2018).

comments

148.02 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

148

148.01 paisagem construída

A poética do bairro de Santa Teresa

Luiz Felipe da Cunha e Silva

148.03 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided